Notícias

Atualmente, a Biblioteca da Fafijan conta com 61.483 volumes, entre livros, DVDs, CDs, revistas, jornais, mapas e monografias

Atualmente, a Biblioteca da Fafijan conta com 61.483 volumes, entre livros, DVDs, CDs, revistas, jornais, mapas e monografias

Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan Visualizar galeria
Publicado em 20 | 03 | 2012 às 14:07

Estudantes dos primeiros períodos realizam visita orientada à Biblioteca da Fafijan

Localizada no terceiro pavimento do Bloco 2, o espaço é aberto também à comunidade externa. Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 16h30 e das 18h30 às 22h30; e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Teve início na segunda-feira, 12 de março, as visitas orientadas por curso à Biblioteca da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), voltadas aos estudantes que em 2012 ingressaram na Instituição. No primeiro dia, calouros de Administração e Ciências Contábeis tiveram a oportunidade de andar entre as estantes, conhecer a estrutura do local e de receber algumas instruções quanto à utilização dos serviços prestados. “A princípio, parece complicado encontrar o que deseja meio a um acervo de 61.483 volumes [que inclui livros, DVDs, CDs, revistas, jornais, mapas, monografias]. Mas não é. Ainda mais na Fafijan, onde tudo é devidamente organizado, catalogado e informatizado. Aos poucos, com o uso, os acadêmicos aprendem a localizar o que querem e se adaptam às normas estabelecidas”, afirma a bibliotecária da casa, Liane Cordeiro da Silva.
Algumas informações são básicas, como o horário de atendimento, que vale tanto para professores, alunos, colaboradores como para a comunidade externa, que também pode fazer uso da Biblioteca da Fafijan. “De segunda a sexta-feira, das 13 horas às 16h30 e das 18h30 às 22h30; e aos sábados, das oito horas ao meio-dia”, destaca ela.
Exceto a comunidade externa, que pode utilizar as ferramentas disponíveis para estudo, pesquisa e lazer somente no local, os demais (professores, acadêmicos e funcionários) têm direito de levar para casa até três livros por vez. A diferença está no tempo de empréstimo. “Acadêmicos da graduação podem ficar até sete dias com eles. A mesma regra vale para os funcionários da Instituição. Já os estudantes ligados ao PIIC [Programa Institucional de Iniciação Científica], os da pós-graduação e docentes da Fafijan têm de devolvê-los em 15 dias”, explica Liane. Existindo a possibilidade de renovação por três vezes para os graduandos e colaboradores e de duas vezes para os pós-graduandos, estudantes pesquisadores (PIIC) e docentes. “Tanto a reserva quanto à renovação de um título podem ser feitas pela internet, no Portal Educacional [www.fafijan.br].”
No caso de atraso na devolução, o valor da multa é de R$ 1,50 por dia e por livro. Lembrando que para DVDs, CDs e fitas o retorno à Biblioteca deve ocorrer, no máximo, em dois dias. Se houver danos ou perdas, a reposição do material será obrigatória – ou de título idêntico ou de assunto equivalente.
Para retirar qualquer material da Biblioteca, é preciso ter em mãos a carteirinha estudantil. Já os professores e funcionários, assim que registrados, ganham um cadastro com foto, em que ficam armazenadas as transações. “Basta dizer o nome completo que a gente busca a pessoa no sistema”, diz Liane.

Internet
Dez computadores estão disponíveis na Biblioteca da Fafijan. Desses, dois servem para pesquisa de base (que mostram se há o material que o professor / acadêmico / colaborador / comunidade externa procura e onde está localizado); oito oferecem serviço de internet. Destes, dois estão aparelhados com kit multimídia. Cada usuário tem direito a 50 minutos de uso. Basta agendar dia e horário com as funcionárias do departamento. “Não se esquecendo de que a comunidade externa só pode usar a internet quando não houver ninguém da comunidade interna utilizando as máquinas”, avisa a bibliotecária.