Notícias

Em 2012, 47 acadêmicos irão estagiar na Clínica Psicológica Fafijan

Em 2012, 47 acadêmicos irão estagiar na Clínica Psicológica Fafijan

Publicado em 22 | 03 | 2012 às 22:21

Tiveram início na segunda-feira, 12 de março, os atendimentos na Clínica Psicológica Fafijan

Portas estão abertas a qualquer pessoa do município ou da região. Atendimento é gratuito

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Inaugurada em março do ano passado, a Clínica Psicológica Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) tem cumprido importante papel, tanto na formação dos acadêmicos da Instituição, que lá exercem a prática da psicologia clínica, como para a comunidade de Jandaia do Sul e da região, que recebe atendimento sem custo algum. “Tem contribuído, nesse sentido, para desafogar um pouquinho o sistema público de saúde, em que há filas de espera e demora entre uma consulta e outra”, ressalta a coordenadora do curso de Psicologia, professora Karine Amaral Magalhães. Segundo ela, em 2011, 200 atendimentos foram realizados na Clínica pelos estudantes da Fafijan.
Em 2012, as atividades tiveram início na segunda-feira, 12 de março. “Neste ano, alunos do nono e décimo períodos, ou seja, que estão encerrando a graduação, irão atuar no local, o que significa um total de 47 estagiários.” Karine explica que a qualidade do serviço prestado é garantida por se tratar de acadêmicos que há quatro anos vêm se preparando para essa atuação e pelo fato de eles estarem amparados e sob a supervisão de docentes com experiência e especialização na área clínica.
Um dos profissionais que irá acompanhar de perto a prática dos estudantes é o psicólogo e professor Humberto Ausec. Ele comenta que o tratamento psicoterápico é indicado para pessoas de qualquer idade que estejam passando por situações conflituosas, seja de aprendizado, de aceitação, de adaptação, de relacionamento (casal, família, trabalho), traumas, fobias, vícios, entre outras. “Para iniciar o tratamento com um psicólogo, não é necessário o encaminhamento de outro profissional da saúde. Basta a pessoa marcar uma consulta por entender que algo na vida dela pode ser melhorado. Há situações em que só o aconselhamento ajuda, e muito; e casos em que há a necessidade de um acompanhamento mais prolongado”, comenta o professor. “Tudo isso vai ser discutido com a própria pessoa. Ninguém ficará sem entender por que continua ou não com as sessões.”

Serviço
Construída nos parâmetros de uma clínica particular, a Clínica Psicológica Fafijan possui 220 metros quadrados de área construída. Está localizada no campus da Instituição (Rua João Maximiano, número 426), no primeiro pavimento do Bloco 3. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14 horas às 19 horas; e aos sábados, das oito horas ao meio-dia. O atendimento é gratuito a qualquer pessoa do município ou da região. Agendamento para consultas pelo telefone (43) 3432-4141 ou (43) 3432-4646.