Notícias

O Encontro de Egressos de Pedagogia, em 2012, ocorreu na noite de quarta-feira, 20 de junho. Da esquerda para a direita: Dailer, Andrea, Bruna e Maria Gertrudes

O Encontro de Egressos de Pedagogia, em 2012, ocorreu na noite de quarta-feira, 20 de junho. Da esquerda para a direita: Dailer, Andrea, Bruna e Maria Gertrudes

Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan Visualizar galeria
Publicado em 23 | 06 | 2012 às 22:14

Educação Infantil é tema da XV Semana de Pedagogia na Fafijan

Evento contou com palestras, apresentações culturais, apresentações de trabalhos científicos e encontro de egressos

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

De 18 a 22 de junho ocorreu na Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) a XV Semana de Pedagogia, que em 2012 teve como tema: “Educação Infantil: Roda de Conversa entre Educadores”. Na abertura do evento, a coordenadora do curso, professora Cleumir Aparecida Schorro, destacou o fato de a criança ter de ser respeitada como cidadã e de ser o direito dela o ensino de qualidade. Ainda no primeiro dia, houve a apresentação de balé clássico e de dança contemporânea com as crianças da Associação Florart Vida, de Jandaia do Sul, e palestra com a secretária do Departamento de Educação de Cambira, professora Dóris de Jesus Lucas Moya, que falou sobre “A relação entre atividade lúdica e o processo de desenvolvimento infantil: práticas e perspectivas”.
Dóris, a partir de referenciais teóricos, comentou que as brincadeiras e os jogos têm de ser levados a sério em sala de aula. “Se dissermos: ‘primeiro nós vamos estudar e, depois, se sobrar um tempinho, nós brincamos’, estaremos colocando em segundo plano algo que, na verdade, é um importante instrumento de ensino-aprendizagem nessa etapa da vida, que é a infância.” Segundo Dóris, o que precisa ser analisado, em primeiro lugar, é o papel da escola, de assegurar a apropriação de novos conhecimentos científicos. Com base nisso, é que as atividades lúdicas devem ser planejadas. “Para que a criança se aproprie de novos saberes, por meio da brincadeira, não pode ser um brincar por brincar, tem de ser intencional. O que demanda trabalho, planejamento, criatividade, mediação, observação”, citou a palestrante.
No segundo dia de estudos, Cleumir fez um breve relato sobre a Brinquedoteca Fafijan, “um espaço que foi criado em 2003 na Instituição para que os estudantes, professores e funcionários tivessem onde deixar seus filhos, esporadicamente, durante as aulas ou expediente, e onde os acadêmicos de Pedagogia pudessem estagiar”, descreveu a coordenadora. A ideia deu tão certo que resultou em projetos paralelos, como a Brinquedoteca Itinerante, Manhã Recreativa e Tarde Recreativa.
Também no segundo dia do evento, a mestranda da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e, atualmente, assessora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, na Cidade Canção, Priscila de Souza Filipim, ministrou palestra sobre “Educação Infantil: historização e prática pedagógica”. Muito animada, Priscila motivou os estudantes dizendo que é preciso sentir orgulho de ser um profissional da educação infantil. “Nós somos a base para todos os alunos. Cuidamos do que é o bem maior das famílias, que são as crianças, somos corresponsáveis por esse ser em formação”, analisou ela. Para se trabalhar com o público mirim, a assessora pedagógica afirmou que é preciso, além de comprometimento e responsabilidade, ter em mente três questões: “o que irei abordar com eles hoje, para quê e como. Em outras palavras, foco”, resumiu Priscila. “Além de afetividade, que permeia todo o nosso trabalho.” Aliando teoria à prática, a convidada despertou a criança presente em cada um dos participantes, dando exemplos de como é possível ensinar de forma divertida e das possibilidades que podem ser exploradas, utilizando-se, no caso, de músicas e poemas.
Na quarta-feira, 20, foi o dia dos profissionais formados na Fafijan retornarem a casa. O egresso de Pedagogia (formado em 2009), Dailer dos Santos, e a egressa de Ciências/Biologia (formada em 2001), Andrea Aparecida Matovani, levaram os alunos do Colégio Estadual José de Anchieta, de Borrazópolis – onde ele atua como agente educacional e ela, como diretora –, para a encenação teatral da obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e uma apresentação musical, com instrumentos de percussão.
Também egressa de Pedagogia (formada em 2000), a doutoranda Bruna Bellinato Scrivanti, hoje, consultora da Unesco (Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) no Haiti, explanou sobre a temática: “O processo de inclusão e educação infantil”. Ao final, Andrea, Dailer, Bruna e a diretora da Fafijan, Maria Gertrudes (formada em Pedagogia em 1996), deram testemunhos sobre os anos vivenciados na graduação e nas oportunidades de vida que surgiram depois que se formaram.
Na quinta-feira, 21, houve a apresentação de trabalhos científicos, elaborados por acadêmicos da Instituição. Foram abordados diversos assuntos, que renderam ricas discussões. E no encerramento da XV Semana de Pedagogia, dia 22, o professor da Fafijan e coordenador pedagógico da Educação Infantil do Colégio Marista de Maringá, Clóvis Lopes Junior, em um bate-papo com os participantes falou sobre as “Múltiplas linguagens na Educação Infantil”. “A linguagem é uma representação simbólica utilizada pelo homem para expressar sentimentos, desejos, necessidades, realidades que estão ao seu entorno”, disse Clóvis, complementando sobre alguns tipos que podem ser explorados no dia a dia com as crianças: “como a linguagem artística, corporal, dos sabores, do tato, da natureza, dos jogos, das brincadeiras e a do computador”.