Notícias

Publicado em 29 | 04 | 2016 às 15:50

Palestra com Mário Gazin - O funcionário que virou o dono do varejo

Texto por: comunicação/FAFIJAN | Fotos por: comunicação/FAFIJAN

Na noite desta quinta-feira, 28 de abril, foi realizada no Auditório Municipal a palestra “FOCO NO NEGÓCIO”, com o fundador e presidente do Conselho de Administração da Gazin Holding, o senhor Mário Valério Gazin.
O evento, realizado em parceria com a empresa Valdar Móveis e ACEJAN foi um sucesso, alunos e professores da FAFIJAN prestigiaram o evento que teve mais de 550 participantes. Entre eles empresários e funcionários de Jandaia do Sul e região!

 

A História de Mário Gazin: “Comecei minha vida de trabalho muito cedo aos 8 anos como funcionário, aliás gosto dessa palavra, FUNCIONÁRIO, porque automaticamente me lembro que é necessário pessoas "funcionando", para que tudo de certo. Meu patrão era o Sr. Celi, com ele aprendi a ganhar dinheiro, mas não ganhei cultura. Sempre perguntava a ele o quanto seu comércio vendia ou tinha de lucro e ele sempre respondia: - Isso num dá nada. Dos 13 aos 15 anos tive um grande salto de conhecimento ao trabalhar para o senhor Sebastião Darc, esse sim meu grande professor. Um homem duro, mas justo. Aprendi nessa época a valorizar pessoas, ser humilde e não mentir, falar sempre onde preciso e quero chegar. Aprendi também a não ter vergonha de dizer quanto vendi, quanto tive de lucro ou prejuízo.
Ainda muito jovem trabalhei em uma loja de secos e molhados. Quando surgiu a oportunidade, junto com meu pai vendi o jeep da família para comprar uma parte da loja. Esse foi o inicio do Grupo Gazin, simples, mas que nos enche de orgulho. De lá pra cá a empresa cresceu passando por diversas fases, algumas de grande fartura e por algumas crises que nos fizeram amadurecer e aprender muito. A partir de 1994, começamos uma nova fase na empresa, gerando SUSTENTABILIDADE para o grupo, funcionários e famílias. Essa nova forma de ver a empresa e sua atuação foi talvez a maior quebra de paradigma que consegui em toda a minha gestão, ao perceber que podia aliar lucro e cultura de valorização das pessoas. Assim, meu sonho passou a ser tornar a Gazin, reconhecida como uma das maiores empresas do pais e a melhor para se trabalhar do Brasil. Desde 1995 eu já estava preparado para participar da pesquisa da EXAME. Hoje estamos já há 13 anos consecutivos nos rankings das principais pesquisas de Clima Organizacional, e a cada ano alcançando melhores posições. Estamos sempre melhorando em todas as dimensões que fazem uma empresa excelente. Sabemos que a confiança é o ingrediente essencial para o bom relacionamento no ambiente de trabalho entre lideres e liderados. Para isso, é imprescindível fazermos gestão com CREDIBILIDADE, RESPEITO, IMPARCIALIDADE, ORGULHO E CAMARADAGEM. Quando as empresas se tornam excelentes, a linha que divide a administração e o trabalho desaparece e uma grande família é criada, onde todos os filhos se orgulham do que fazem, de seus pares e da própria empresa. As pessoas que sentem prazer no trabalho, de forma profunda e duradoura e se realizam são muito são mais produtivas.
Hoje, costumo dizer que meus sonhos têm o tamanho dos sonhos de meus funcionários. A diferença é que hoje nós os colocamos como metas e partimos em busca de superá-las. Nossa meta para os próximos 5 anos é estar entre as 200 maiores empresas e ser considerada a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. No Paraná, já alcançamos esse sonho.
Sei que está ficando cada vez mais difícil, pois quanto mais perto do topo, mais quente fica, afinal disputamos com as melhores, nacionais e internacionais. Por tudo que fiz e crescemos muito, me perguntam se eu deleguei, digo que não sei, mas de uma coisa tenho certeza, aprendi a confiar nas pessoas, perdi com algumas, mas ganhei muito com muitas. E assim se faz excelência.” Fonte: Facebook de Mário Valério Gazin