Notícias

Publicado em 06 | 07 | 2012 às 20:39

Acadêmicos do primeiro ano de Geografia da Unespar/Fecilcam visitam a Fafijan

Objetivo foi conhecer a maquete do Brasil ao milionésimo, alocada no Laboratório de Geografia/Geologia da Instituição

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Colegiado de Geografia Fafijan

Na manhã de sábado, 30 de junho, a Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) recebeu a visita dos estudantes do primeiro ano do curso de Geografia da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Campo Mourão (Fecilcam). Eles estiveram acompanhados do professor de Cartografia, Virgílio Manoel Bernardino, que já lecionou na Instituição, e foi o idealizador da maquete Brasil ao milionésimo, produzida de 2005 a 2008, com a ajuda de acadêmicos de Geografia da Fafijan. “Trata-se da única maquete do Brasil em escala 1:1.000.000 [1 por um milhão]”, afirma Mitchel Druz Hiera – na época estudante e hoje docente na Instituição.
Ele explica que cada um centímetro da maquete equivale a um milhão de centímetros do terreno real. É feita em isopor e gesso e representa o relevo brasileiro nos mínimos detalhes. “Resta agora finalizar a maquete em um material mais resistente para que possa ser exposta ao público em geral”, acrescenta Druz.
Após a visita à Fafijan, os estudantes da Unespar/Fecilcam continuaram em Jandaia do Sul, onde desenvolveram atividades relacionadas à topografia.

Colaborou: Mitchel Druz Hiera