Notícias

Publicado em 09 | 10 | 2015 às 14:58

Noite de Solidariedade na FAFIJAN

Doação de Sangue

Texto por: Comunicação/FAFIJAN | Fotos por: Comunicação/FAFIJAN

Na última quarta-feira, dia 7 de outubro, a FAFIJAN promoveu, juntamente com o Hemonúcleo de Apucarana, a última doação de sangue do ano de 2015, a coleta aconteceu no Anfiteatro da Instituição.
Para melhor atender os candidatos à doação de sangue, uma infraestrutura foi montada e uma equipe de profissionais da área da saúde, composta por médico e enfermeiros, mantiveram seus postos no local até o final do evento.  A organizadora do Projeto “Doação de Sangue, Medula Óssea e Cidadania”, Edilaine Cerutti e os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas envolvidos no Projeto, acompanharam todo o processo da coleta e muito contribuíram para o bom desempenho da campanha. Foram distribuídas 50 senhas e o resultado obtido foi positivo, totalizando 40 bolsas coletadas.

Para ser um doador de sangue, é necessário preencher alguns requisitos, a fim de que a doação seja concretizada de forma segura tanto para quem doa, quanto para quem vai receber o sangue. O cidadão deve ser saudável e estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite depois dos 10 anos de idade, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. Outros critérios são avaliados no momento da triagem clínica.

Cada candidato à doação passou por todo esse processo. Eles receberam orientações primárias sobre a doação, realizaram um cadastro, sendo feito o teste de hemoglobina e a realização do atendimento médico. Após o resultado do teste e a liberação do médico, o candidato era encaminhado para o espaço reservado da coleta.

Para Edilaine Cerutti, responsável pela organização, essa ação teve como objetivo divulgar o gesto de solidariedade e agregar mais doadores para o Hemonúcleo. "Queremos conscientizar os alunos da Faculdade e a comunidade sobre a importância de se tornar um doador, esta campanha só foi possível de se concretizar através das parcerias formadas com a FAFIJAN e o Hemonúcleo de Apucarana.", afirmou Edilaine.

A coordenação do Projeto agradece o apoio da Secretária de Saúde do Município de Jandaia do Sul, dos acadêmicos, professores e da comunidade por terem abraçado essa causa e terem comparecido para doarem sangue como um ato de solidariedade.