Notícias

Publicado em 17 | 09 | 2015 às 21:55

Acadêmicos do curso de Geografia da FAFIJAN participam de viagem de estudos em Curitiba, Morretes e Paranaguá.

Texto por: Colegiado de Geografia/FAFIJAN

Nos dias 12 e 13 de Setembro de 2015, o Colegiado de Geografia promoveu uma viagem de estudos nas cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá, com o objetivo de mostrar aos acadêmicos do curso as diferenças de paisagens no Primeiro Planalto
Paranaense, Serra do Mar e Planície Litorânea do Estado.
Na capital paranaense, os acadêmicos visitaram diversos espaços públicos que surgiram a partir da recuperação de áreas degradadas, como o Parque do Tanguá e o Teatro Ópera de Arame.
Os trabalhos prosseguiram com a visita ao MON – Museu Oscar Niemayer, que expunha uma coleção de fotografias da antiga União Soviética, uma verdadeira aula de Geopolítica.
Os aspectos urbanos de Curitiba também foram observados, como a arquitetura, praças, parques e o transporte coletivo da cidade, composto pelos ônibus chamados de Ligeirinhos com suas estações tubo e os ônibus bi-articulados, com capacidade 3 vezes maior que os veículos comuns.
No Domingo foi realizada a descida da Serra do Mar pelo trem de passageiros, até a cidade histórica de Morretes, onde provaram o tradicional prato paranaense, o Barreado. O trabalho prosseguiu pelo centro histórico da cidade, com sua ponte de ferro e as ruas de paralelepípedos que se confundem com calçadas.
A aula de campo encerrou-se na cidade de Paranaguá, com a visita ao Aquário Marinho de Paranaguá, construído como pagamento de uma multa referente à explosão de um navio no porto da cidade.
Em seguida, os acadêmicos e professores realizaram um passeio de barco pelo Porto de Paranaguá, um dos mais importantes do Brasil.
Com as visitas, os acadêmicos puderam fazer uma análise espacial e comparação com a nossa região, no que tange à dinâmica urbana, economia, biogeografia, geologia, geomorfologia, climatologia e antropologia cultural, atingindo assim os objetivos do trabalho de campo.