Notícias

Publicado em 15 | 04 | 2015 às 12:43

Aulas práticas na Pós-Graduação em Educação Infantil

Colocando em prática as atividades da disciplina de Educação em Ciências na Pós-Graduação Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental a Professora Mestra Devanir de Lourdes Martins Papa Jerônimo convidou filhos (as) de alunos do curso para a realização de atividades de forma prática, como encerramento da disciplina.

De acordo com a Professora Devanir, o Ensino de Ciências na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental deve proporcionar ao aluno o despertar da curiosidade, que é inerente a toda criança, pois nessa fase, as atividades devem ser voltadas para a ampliação das experiências da criança e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio natural e social, para que ela possa explicar e representar o mundo, bem como interpretar as ações e os fenômenos que observa e vivencia.

Neste sentido, salienta-se a necessidade de atividades lúdicas, diversificadas e, sobretudo, que façam parte da realidade do aluno. Por conseguinte, as crianças devem, desde pequenas, serem instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos e conhecer diferentes contextos.

Cabe ao professor utilizar-se de procedimentos metodologicamente adequados para essa fase. Ele tem o papel fundamental na construção desse conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem as mais diversificadas possíveis, promovendo atividades motivadoras que possam realizar uma intervenção adequada.