Notícias

Publicado em 27 | 03 | 2015 às 12:54

Acadêmicos do Curso de Geografia visitam o Parque Estadual do Guartelá.

Texto por: Colegiado de Geografia/FAFIJAN | Fotos por: Colegiado de Geografia/FAFIJAN

Acadêmicos dos 3º e 5º períodos do curso de Geografia da FAFIJAN visitaram o Parque Estadual do Guartelá, onde se encontra o Cânion do Guartelá. O cânion, que possui uma extensão de 30 quilômetros e desníveis de até 450 metros, pode ser considerado um registro da separação da América do Sul e África e nascimento do Oceano Atlântico Sul ocorrida no período Mesozoico, era dos dinossauros.

A aula de campo ocorreu no último dia 14 de março e foi organizada pelo Prof. Dr. Roberson Miranda de Souza, com o objetivo demonstrar as diferenças na paisagem natural entre o terceiro planalto paranaense, onde se localiza a FAFIJAN e o segundo planalto paranaense. Essas diferenças se evidenciam na vegetação, solo, clima e relevo.

Ao longo da aula de campo, os acadêmicos visualizaram formações vegetais de campos e da floresta ombrófila mista, solos arenosos, rochas vulcânicas como o riolito e o ignimbrito formadas a 540 milhões de anos e feições de relevo pouco comuns como as ruiniformes, os alvéolos e os caldeirões no leito do rio.

Ao final dos trabalhos, o Prof. Roberson avaliou positivamente a aula realizada destacando que os acadêmicos puderam interagir com elementos bióticos e abióticos da Geografia Física que já conheciam através de fotos e descrições estudadas em sala de aula.