Notícias

Publicado em 26 | 07 | 2012 às 19:46

Aparelhos de ar-condicionado da Fafijan passam por higienização

Objetivo é manter a qualidade do ar nos ambientes climatizados e evitar doenças respiratórias

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Tendo como preocupação a saúde e o bem-estar de quem trabalha, estuda e visita a Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), foi realizada durante o recesso escolar – de 9 a 22 de julho – a higienização dos aparelhos de ar-condicionado da Instituição, instalados nos setores administrativos e nos laboratórios de informática. O trabalho ficou a cargo do coordenador de TI (Tecnologia da Informação) da Fafijan, Mauricio Rocha Ferreira Júnior. “O Departamento de Manutenção, na verdade, já havia deixado à Informática a responsabilidade de lembrar as datas de limpeza dos equipamentos. Em uma visita do representante da Wurth do Brasil, conheci o produto HSW Premium”, conta ele, “que promete fim aos fungos, bactérias e ácaros que se alojam nos condicionadores de ar. Eu achei excelente a ideia, afinal, estamos falando em garantir a qualidade do ar às pessoas que frequentam a Instituição”.
Com funções fungicida, bactericida e acaricida atestadas por laudos emitidos pelo laboratório Medlab, homologados pela Agência Nacional de Saúde, bem como certificação ISO 9001, a utilização do produto é bastante simples. “Há um equipamento de ultrassom que faz vibrar o líquido HSW Premium, que se transforma em névoa, ou seja, pequenas partículas, que são direcionadas para dentro do aparelho. Sua atuação atinge os filtros e dutos dos condicionadores de ar, onde as colônias de micro-organismos se formam”, descreve Mauricio.
O coordenador explica que esses micro-organismos podem causar desde alergias e irritações a sérias doenças respiratórias. A higienização preventiva tem a duração de seis meses. “Durante esse período, qualquer bactéria, fungo ou ácaro que tentar se instalar no equipamento não vai conseguir. Fizemos um esquema para que o produto seja reaplicado sempre nas férias acadêmicas”, completa ele.