Notícias

Jhonatan (FAFIJAN), Prof. Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, Prof. Mitchel Druz (FAFIJAN), Prof. Francisco Mendonça (UFPR).

Jhonatan (FAFIJAN), Prof. Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, Prof. Mitchel Druz (FAFIJAN), Prof. Francisco Mendonça (UFPR).

Publicado em 23 | 10 | 2014 às 17:31

Trabalhos desenvolvidos na FAFIJAN são apresentados em Simpósio Nacional.

Professor e acadêmico do curso de Geografia da FAFIJAN apresentam trabalhos em Simpósio Nacional na cidade de Curitiba.

Texto por: Colegiado de Geografia/FAFIJAN | Fotos por: Colegiado de Geografia/FAFIJAN

Entre os dias 14 e 17 de Outubro de 2014, o Professor Mitchel Druz Hiera e o acadêmico Jhonatan dos Santos Dantas, do curso de Geografia da FAFIJAN, participaram do XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, realizado em conjunto com o IV Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos e a Reunião da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional.

O Professor Mitchel, apresentou trabalho intitulado “Mudanças Climáticas Globais: análise dos conteúdos dos livros didáticos adotados pelas escolas do NRE Apucarana – PR”, onde analisa os livros didáticos (Ensino Fundamental e Ensino Médio) da disciplina de Geografia mais utilizados pelas escolas do NRE de Apucarana sobre o tema “Mudanças Climáticas Globais”.

O acadêmico Jhonatan, do 6o Período de Geografia, apresentou trabalho intitulado “A Influência da Dinâmica Climática na Produtividade de Cana-de-açúcar no Vale do Ivaí – PR”, onde realizou uma abordagem comparativa entre o clima da nossa região com as necessidades térmicas e hídricas da cana-de-açúcar, cuja produção representa uma importante atividade econômica no Vale do Ivaí.

Os dois trabalhos desenvolvidos na FAFIJAN foram publicados nos anais do evento e muito bem recebidos pela comunidade científica presente, o que resultou no convite ao Professor Mitchel para integrar um grupo de estudos nacional sediado da Universidade de Brasília (UnB) que está analisando todo o conteúdo de Climatologia dos livros didáticos utilizados no Brasil.

O evento, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) contou com a participação de acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação, Professores e Pesquisadores da área de Climatologia e Meteorologia de todas as regiões brasileiras, bem como de convidados de Benin, França, Canadá, Irlanda, Argentina, Tunísia, Estados Unidos, Itália e México.

Na Assembleia deliberativa da ABClima, que entre outros assuntos escolheu a cidade de Goiânia para sediar a próxima edição do

evento, o Professor Mitchel foi escolhido para integrar a diretoria da Associação Brasileira de Climatologia, gestão 2014-2016.

Eventos científicos desse porte possibilitam, além da publicação e divulgação de resultados de pesquisas, a troca de experiências e a oportunidade de realizar e fortalecer contatos com a comunidade científica e profissional da área de atuação.