Notícias

Geografia/FAFIJAN

Geografia/FAFIJAN

Publicado em 24 | 04 | 2014 às 1:54

Trabalho de Campo - Curso de Geografia da FAFIJAN.

Acadêmicos do Curso de Geografia da FAFIJAN participam do Trabalho de Campo no Segundo Planalto Paranaense.

Texto por: Prof. Mitchel Druz | Fotos por: Colegiado de Geografia

No dia 05 de Abril de 2014, acadêmicos do curso de Geografia da Faculdade de Jandaia do Sul – FAFIJAN – participaram de um trabalho de campo promovido pelo Colegiado de Geografia ao Segundo Planalto Paranaense. O objetivo da expedição foi conhecer as formações geológicas daquela região.

O trabalho se iniciou na Escarpa Devoniana, um paredão rochoso que divide o primeiro planalto do segundo planalto paranaense. Essa área é notória por ser o local onde a América do Sul e a África estavam unidos durante a existência do supercontinente Pangeia, entre 200 e 65 milhões de anos atrás.

O segundo ponto visitado foi a colônia Witmarsun, fundada pelos menonitas, um povo pacífico vindo de várias partes da Europa a partir de 1930. Além de conhecer sua história, também foi possível observar na colônia, as estrias glaciais, comprovações científicas gravadas nas rochas de que a região já foi coberta por uma extensa camada de gelo durante o Período Carbonífero, há 200 milhões de anos atrás.

Por último, foi visitado o Parque Estadual de Vila Velha com suas formações geológicas peculiares: o arenito Vila Velha, formações rochosas datadas de 300 milhões de anos atrás e esculpidas pela água e pelo vento formando figuras curiosas, como a bota, a garrafa e a famosa taça; as dolinas, conhecidas turisticamente como furnas, que são poços de desabamento circulares de paredes verticais, com mais de 50 metros de altura e 50 metros de profundidade da água e a lagoa dourada, uma antiga dolina cujos paredões erodiram.

O trabalho de campo atingiu seu objetivo, pois todos os locais visitados são estudados nas disciplinas do curso de Geografia.