Notícias

Publicado em 15 | 08 | 2012 às 19:09

Estudantes do sexto período de Administração da Fafijan são classificados para a semifinal paranaense do Desafio Sebrae

Na primeira fase, eles conquistaram o primeiro lugar do grupo, em que disputaram vaga com outras seis equipes. Segunda fase do Desafio tem início nesta quarta-feira, dia 15

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

A edição 2012 do Desafio Sebrae recebeu 153.027 inscritos de todo o país. Do Paraná, participaram da primeira fase – estadual –, 11.832 estudantes do ensino superior. Destes, 5.304 foram classificados para a segunda fase – semifinal paranaense. Beatriz Gomes Fernandes, João Paulo Fortunato Castro, Adelino Aite dos Santos, Fernanda Pires Viana e Hérika D’Kali Chalisti, do sexto período do curso de Administração da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), uniram-se e, pelo segundo ano consecutivo, formaram uma equipe. Eles fazem parte dos sobreviventes à primeira peneirada, tendo conquistado, na primeira fase, o primeiro lugar do grupo, em que disputaram vaga com outras seis equipes. “Os dois primeiros colocados de cada chave foram automaticamente classificados para a segunda fase. Os demais irão passar por repescagem”, explicam os integrantes. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 30 de julho. “Tínhamos esperança de passar para a próxima etapa, mas em primeiro lugar foi uma surpresa”, comemora a equipe.
Para eles, a experiência do ano passado fez diferença para o melhor desempenho neste ano. “Adquirimos mais confiança ao saber como funciona o jogo, temos mais conhecimento teórico. Buscamos nos planejar melhor, a fim de traçar a estratégia mais eficaz, temos corrido atrás de informações e dados significativos”, comenta o grupo. De acordo com os acadêmicos, a cada novo desafio lançado há uma reunião para discutir que decisão tomar. Eles são unânimes ao concordar que o jogo contribui para prepará-los para o mercado de trabalho. “Conseguimos, por meio do Desafio Sebrae, aliar teoria à prática a todo o momento, porque o jogo simula o dia a dia de uma empresa. Mais que isso, empreendemos algo novo, diferenciado e viabilizamos a manutenção e o crescimento desse empreendimento”, contam.
O tema do jogo virtual deste ano são frutas tropicais. A empresa fictícia por eles criada recebeu o nome de “Me Poupa”. A segunda fase do Desafio Sebrae tem início nesta quarta-feira, dia 15. A Fafijan deseja sucesso à equipe classificada.

Desafio Sebrae
O Desafio Sebrae – maior business game do mundo voltado para universitários – é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa durante mais de seis meses. Estudantes de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.
O jogo utiliza um software de gerenciamento que durante toda a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking.
Ao todo, são 5 fases: a primeira, classificação estadual; segunda, semifinal estadual; terceira, final estadual; quarta, semifinal nacional; quinta, final nacional. Sendo que as etapas estaduais são jogadas via internet e as nacionais serão presenciais, em regime de imersão, em Salvador (BA).
Os oito grupos que chegarem à final nacional ganharão iPads. A equipe campeã e seu orientador ganharão um MBA executivo na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e uma viagem internacional para conhecer um centro de empreendedorismo. Os campeões também terão a responsabilidade de representar o Brasil na Final Internacional, que neste ano será realizada no Rio de Janeiro.

Colaborou: Blog Desafio Sebrae (www.blog.desafio.sebrae.com.br)