Notícias

Publicado em 11 | 10 | 2013 às 18:07

Acadêmicos de Geografia em trabalho de campo na cidade de Londrina

Texto por: Professor Michel Druz | Fotos por: Colegiado de Geografia

No dia 5 de outubro de 2013, os acadêmicos do curso de Geografia participaram de um trabalho de campo na cidade de Londrina, a 77,5 km de Jandaia do Sul. O objetivo da visita foi conhecer a dinâmica urbana da segunda maior cidade do Estado do Paraná, terceira maior da região Sul do Brasil e 38º do Brasil.

Além dos Professores da FAFIJAN, a visita foi conduzida pelo Prof. Ms. Ricardo Luiz Töws e pelo Prof. Ms. Reinaldo Nishikawa, respectivamente professores de Geografia e História do Instituto Federal de Educação (IFPR) de Londrina.

A visita teve início na Zona Sul da cidade, na Gleba Palhano, onde os acadêmicos observaram o crescimento urbano vertical naquele bairro da cidade. Os professores do IFPR comentaram sobre a especulação imobiliária gerada pela instalação de shopping centers e grandes redes de supermercados no bairro.

A seguir, os acadêmicos visitaram o Lago Igapó e ouviram sobre a importância turística e imobiliária daquela área.

O marco zero de Londrina, ponto onde a primeira picada foi aberta para a construção da cidade, foi a parada seguinte. Após o almoço foi realizada a visita à Zona Sul da cidade, localidade conhecida como Cinco Conjuntos, onde vive uma grande parcela da população londrinense, cerca de 150.000 dos pouco mais de 500.000 habitantes do munícipio. Essa área da cidade faz contraste com as outras pelo nível socioeconômico mais baixo de sua população.