Notícias

Publicado em 10 | 10 | 2013 às 21:28

XVI Semana de Letras da FAFIJAN

O Colegiado de Letras Português-Inglês e Letras Português-Espanhol realizou a XVI Semana de Letras, evento de extensão que contou com a participação de professores, acadêmicos e pós-graduandos da Rede Pública e Particular de Ensino da região

Texto por: Rosi Maria Basseto Sena/Coordenadora e Vera Lúcia Albieri Castanho/Vice-coordenadora do Colegiado de Letras | Fotos por: Marketing/FAFIJAN

No período de 23 a 28/9/2013, realizou-se a XVI SEMANA DE LETRAS: A hora e a vez da palavra, com o objetivo de oportunizar a acadêmicos, professores da área de Letras e demais participantes a reflexão, o intercâmbio e a análise sobre os temas relacionados às diversas áreas abordadas pelos cursos.

A conferência de abertura, com o tema Verdades e mentiras no romance, foi proferida pelo Professor Doutor Oscar Fussato Nakasato da UTFPR, campus de Apucarana (ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com o romance Nihonjin, publicado pela Editora Saraiva). Desde o primeiro dia, a participação foi considerada muito produtiva, contribuindo na troca de conhecimentos entre o conferencista e os presentes: “Há muito que não presencio tanta atenção e participação questionadora em eventos dessa forma” afirmou Dr. Oscar.

Seguindo a programação, na terça- feira, 24/9/2013, foi o momento das comunicações orais em simpósios, coordenados por professores do Departamento de Letras da FAFIJAN e professores convidados. Já no terceiro dia, foram ofertadas as seguintes oficinas: Língua Espanhola – ministrada pelo Professor Carlos Alberto Aballay; Língua Inglesa – ministrada pela Professora Claudiane Castilho do Prado Dias Figueiredo; Literatura – ministrada pela Professora Mestre Leny Fernandes Zulim. Conforme afirmaram os alunos, “as oficinas deixaram um gostinho de quero mais”, pois todas foram apresentadas de forma criativa, produtiva, envolvendo todos os participantes.

Na Quinta-feira 26/9/2013, com o Cine-Arte, os presentes puderam conviver com a arte em movimento, por meio de uma mesa-redonda entre os Professores Clóvis Lopes Júnior, Flávia Rodrigues de Oliveira Lopes e Silvio Ruiz Paradiso, mediada pelo acadêmico Guilherme Rodrigo Borges, do quarto período de Letras Espanhol, sobre o filme “O Sorriso de Mona Lisa”.

Na sexta e no sábado foram realizadas atividades em EAD, resultando em momentos de convivência, troca de experiências e muito aprendizado.