Notícias

Publicado em 30 | 09 | 2013 às 22:58

Haverá doação de sangue nesta quarta-feira, dia 2 de outubro

É a última data programada para doação de sangue na Instituição em 2013 e o hemonúcheo está precisando de sangue

Texto por: Marketing FAFIJAN | Fotos por: marketing@fafijan.br

Acadêmicos de todos os cursos estão convidados a colocar em prática a solidariedade nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 19 horas, no Anfiteatro da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) a equipe do Hemonúcleo de Apucarana estará fazendo as triagens e coletas de sangue dos estudantes-doadores. Corpo docente e corpo técnico-administrativo da Instituição e pessoas da comunidade externa também poderão colaborar.
Edilaine Cerutti Borges, organizadora do projeto “Doação de Sangue, Medula Óssea e Cidadania”, que existe desde 1996 na Fafijan, lembra que não há prejuízo aos acadêmicos que decidem praticar o bem. “Os professores abonam as faltas daqueles que recebem um comprovante, assinado por mim, com horário de chegada e saída do Anfiteatro”, explica ela. “É importante chegar cedo ao local, pois serão distribuídas apenas 50 senhas.”
Os estudantes da Fafijan poderão voltar às suas casas, na quarta-feira, com uma lição a mais: a da solidariedade. “Fica o convite, é a nossa última coleta do ano e estamos precisando muito de doações, pois o estoque do hemonúcleo está com saldo negativo, ou seja, está faltando sangue de todos os tipos. O procedimento de doação de sangue é simples e cada pessoa que doar poderá estar salvando a vida de até quatro pessoas, já que o sangue após coletado é fracionado”, ressalta Edilaine.

Podem doar
Podem ser doadores de sangue pessoas de 18 a 67 anos de idade, que pesem mais de 50 quilos e apresentem boas condições de saúde. No dia da coleta, o doador deve estar bem alimentado e munido de um documento original com foto. “Menores de idade, de 16 e 17 anos, agora também podem doar, desde que acompanhados pelo responsável legal”, destaca Edilaine.

Não podem doar
Ficam impedidos de doar sangue aqueles que tiveram hepatite após os 10 anos de idade; que estiverem com febre, anemia, hipertensão ou hipotensão no momento da doação ou que ingeriram bebida alcoólica 24 horas antes; que fizeram alguma cirurgia de grande porte, pearcing ou tatuagem há menos de um ano; mulheres grávidas ou que estão amamentando.