Notícias

Publicado em 17 | 09 | 2013 às 17:42

Acadêmicos de Biologia da FAFIJAN participam de evento em Apucarana

Texto por: Edilaine Cerutti Borges - Organizadora do Projeto | Fotos por: Colegiado de Biologia

Nos dias 5 e 6 de setembro, o Hemonúcleo de Apucarana realizou o I Encontro Universitário Sangue Bom. Este evento ocorreu no Auditório da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Apucarana, das 19h às 22h. Na oportunidade, aconteceu também à apresentação de trabalhos de Faculdades que desenvolvem projetos junto ao Hemonúcleo, sendo a FAFIJAN (Faculdade de Jandaia do Sul) uma grande parceira nestes projetos. Houve a participação de escolas de ensino médio e profissionais da área da saúde.

No dia 5, aconteceu a palestra da assistente social do Hemocentro do Rio de Janeiro - Hemorio - Keila Garcia, que apresentou os programas sociais dos quais participa, entre eles o "Jovem Salva Vidas", "Clube 25" e "Universitário Sangue Bom".

No dia 6, vimos as apresentações das instituições que promovem o projeto de doação de sangue. Cada grupo teve 15 minutos para apresentar seu trabalho. A FAFIJAN foi representada pelo Vice-Coordenador do Departamento de Biologia, Jorge Takasusuki, pela organizadora do projeto “Doação de sangue, medula óssea e cidadania” Edilaine Cerutti Borges, dos acadêmicos voluntários do projeto, além dos alunos do 2º e 4º períodos de Biologia. A apresentação foi feita pelo Professor Jorge e pela organizadora Edilaine, que explicaram como foi implantado, como ele funciona e a importância que ele ganhou nesses 16 anos de existência.

O objetivo deste evento foi disseminar práticas de vida saudável entre os jovens, assim como a mudança de cultura para se tornarem doadores. Atualmente, no Brasil, cerca de 1,9% da população são doadores regulares de sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal seria em torno de 3,0 a 5,0 %. Segundo Liana Bassi, Assistente Social do Hemonúcleo de Apucarana, ainda não existe um substituto artificial para o sangue humano, o que torna esse ato de solidariedade muito importante para salvar vidas.