Notícias

Publicado em 02 | 09 | 2013 às 22:40

Dia do Biólogo é comemorado em 3 de setembro

Histórico de acordo com o Conselho Regional de Biologia do Paraná

Texto por: Fonte: http://www.crbio-7.gov.br/ | Fotos por: marketing@fafijan.br

A Data:

Em 03 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei nº 6.684, pelo então Presidente da República João Baptista Figueiredo, a qual regulamentou a Profissão de Biólogo e criou o Conselho Federal de Biologia – CFBio – e os Conselhos Regionais de Biologia – CRBios.

As Áreas de Atuação

A Resolução nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010 dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção.

O Símbolo da Biologia

Começando pela forma que foi utilizada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.

Os Elementos

O DNA – A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia.

O Espermatozóide – A base da estrutura do DNA forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.

A Folha – Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. 
A Espiral – Se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

O Biólogo tem como princípio orientador no desempenho das suas atividades o compromisso permanente com a geração, a aplicação, a transferência, a divulgação e o aprimoramento de seus conhecimentos e experiência profissional sobre Ciências Biológicas, visando o desenvolvimento da Ciência, a defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em todas suas formas e manifestações.

Fonte: http://www.crbio-7.gov.br/