Notícias

Trabalho de Campo: Acadêmicos de Geografia da FAFIJAN

Trabalho de Campo: Acadêmicos de Geografia da FAFIJAN

Publicado em 16 | 08 | 2013 às 13:11

Acadêmicos de Geografia da FAFIJAN em Poços de Caldas

Texto por: Coordenação do Curso de Geografia | Fotos por: Marketing

Trabalho de Campo realizado no período de 2 a 4 de agosto de 2013, na cidade de Poços de Caldas, pelos alunos do Curso de Geografia da FAFIJAN, acompanhados dos professores Clevoneide do Carmo Oliveira Domiciano, Helena Tochico Hassaka, Mitchel Druz Hiera, Pedro Bortolasci e Roberson Miranda de Souza.

Poços de Caldas situada ao sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1.186m possui o relevo acidentado em cujo solo brotam águas sulfurosas a uma temperatura de 45° C, fenômeno este, responsável pelo surgimento da cidade, em 1872.

Durante o trabalho, os acadêmicos puderam observar o patrimônio histórico cultural e uma estância turística das mais famosas do Brasil, onde conheceram o Recanto Japonês com jardins, lago com peixes ornamentais, casa de chá e trilhas, animais silvestres em seu habitat, na devastada e hoje, preservada, Mata Atlântica.

Também interessante foi a subida ao Cristo Redentor, localizado na parte mais alta da Serra de São Domingos a 1.686m de altitude, apreciando, pelo teleférico, a magnífica vista da vegetação exuberante e os extensos cafezais, além da cidade que se espalha ao sopé da Serra.

Não poderiam deixar de visitar a famosa Pedra Balão, uma formação geológica de 60 milhões de anos, que recebe este nome por lembrar um dirigível.

A Cidade, conhecida internacionalmente pelos cristais que fabrica, proporcionou a visita à Ca D’Oro, local onde os alunos conferiram o processo de fabricação de um cavalinho de cristal.

Os participantes apreciaram, ainda, a dança do povo ao redor do coreto, ao som de uma banda, e visitaram a feira de arte e artesanato (que mostra a expressividade do turismo na cidade).

Os acadêmicos tiveram a oportunidade, também, de conhecer as Cascatas das Antas e das Andorinhas, a Fonte dos Amores, o Relógio Floral, o Calendário Floral, entre outras atrações. E ao longo do percurso, observaram as plantações de laranjas, o morro testemunho e as diferentes paisagens.