Notícias

Carteirinhas podem ser retiradas das 19 horas às 22h30

Carteirinhas podem ser retiradas das 19 horas às 22h30

Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas Visualizar galeria
Publicado em 20 | 08 | 2012 às 18:58

Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 8 de agosto – já estão prontas

Organizadora do projeto “Doação de Sangue, Medula Óssea e Cidadania”, Edilaine Cerutti Borges, pede a todos que as retirem no Laboratório de Biologia, sala 11

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Os acadêmicos da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) que colaboraram com o projeto “Doação de Sangue, Medula Óssea e Cidadania”, na noite de quarta-feira, 8 de agosto, já podem retirar suas carteirinhas de doador no Laboratório de Biologia, sala 11. A organizadora do projeto, Edilaine Cerutti Borges, explica que, entre outras informações, como nome do doador, data em que a doação foi realizada, tipo de sangue e RH, a carteirinha traz os principais resultados dos exames que são realizados com as amostras de sangue coletadas. “Chagas, HIV, sífilis são alguns exemplos. Por isso, é tão importante, o quanto antes, o doador ter acesso a essas informações”, ressalta Edilaine. Ela também lembra que a carteirinha oferece benefícios aos doadores, como meia-entrada em alguns cinemas, apresentações culturais e eventos esportivos. “O que não é o grande objetivo do nosso público, uma vez que os estudantes já possuem essas garantias. Os doadores da Fafijan doam, realmente, por solidariedade”, diz acreditar.
As carteirinhas e os resultados foram enviados pelo Hemonúcleo de Apucarana: “vêm em envelopes individuais, nomeados e devidamente lacrados, o que garante total sigilo das informações. E a cada nova doação, outra carteirinha é emitida, com os dados atualizados”. Cabe lembrar que os homens podem fazer até quatro doações de sangue por ano, em intervalos de dois meses; e as mulheres três, em intervalos de três meses.
O Hemonúcleo de Apucarana (que atende hoje os 17 municípios da 16a Regional de Saúde) está localizado ao lado do Ginásio de Esportes João Antônio Basso (mais conhecido como Lagoão), na rua Antonio Ostrenski, número 3 – Centro. Por lá, as doações de sangue são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 16h30. Mais informações pelo telefone: (43) 3420-4200.

Grupo II
Na noite de quarta-feira, 8 de agosto, estudantes do Grupo II (Administração, Ciências Biológicas, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Pedagogia) desceram ao Anfiteatro da Fafijan para colocar em prática a solidariedade. Das 45 senhas distribuídas, 35 pessoas conseguiram efetivar a doação de sangue. “É um ótimo número de bolsas boas”, garante Edilaine, “lembrando que os que não completaram a doação, a maioria foi pelo fato de o fluxo do sangue estar baixo. Os estudantes da Fafijan são bem informados pelo pessoal do projeto sobre quem pode e quem não pode doar, têm tirado as suas dúvidas e isso otimiza o bom andamento da atividade”, afirma a organizadora.
Matheus Paiva da Silva, de São Pedro do Ivaí, cursa o segundo período de Administração. Na primeira oportunidade de realizar a doação, desde que ingressou na Fafijan, ele não perdeu tempo. “É um projeto muito bom, incentiva os acadêmicos a começarem a doar. Estava com receio de vir, mas é bem tranquilo, não dói, todos deveriam tentar”, aconselha Matheus. Com ele, foram também os amigos de Ciências Contábeis, Danilo Lucas Amaral Arruda, do sexto período, e Fernando Henrique Bianchini de Arruda, do segundo período. Eles afirmam que, daqui para frente, continuarão praticando a boa ação: “Motivados, exclusivamente, em ajudar o próximo”.