Notícias

Seja um doador

Seja um doador

Publicado em 03 | 06 | 2013 às 17:15

Carteirinhas do doador – dos estudantes que doaram sangue no dia 15 de maio – já estão prontas

Organizadora do projeto “Doação de Sangue, Medula Óssea e Cidadania”, Edilaine Cerutti Borges, pede a todos que as retirem no Laboratório de Biologia, sala 11

Texto por: Marketing - Fafijan

Os 41 acadêmicos da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) que colaboraram com o projeto “Doação de Sangue, Medula Óssea e Cidadania”, na noite de quarta-feira, dia 15 de maio, já podem retirar suas carteirinhas de doador no Laboratório de Biologia, sala 11. A organizadora do projeto, Edilaine Cerutti Borges, explica que, entre outras informações, como nome do doador, data em que a doação foi realizada, tipo de sangue e RH, a carteirinha traz os principais resultados dos exames que são realizados com as amostras de sangue coletadas. “Chagas, HIV, sífilis são alguns exemplos. Por isso, é tão importante, o quanto antes, o doador ter acesso a essas informações”, ressalta Edilaine. Ela também lembra que a carteirinha oferece benefícios aos doadores, como meia-entrada em alguns cinemas, apresentações culturais e eventos esportivos. “O que não é o grande objetivo do nosso público, uma vez que os estudantes já possuem essas garantias. Os doadores da Fafijan doam, realmente, por solidariedade”, diz acreditar.

As carteirinhas e os resultados foram enviados pelo Hemonúcleo de Apucarana: “vêm em envelopes individuais, nomeados e devidamente lacrados, o que garante total sigilo das informações. E a cada nova doação, outra carteirinha é emitida, com os dados atualizados”. Cabe lembrar que os homens podem fazer até quatro doações de sangue por ano, em intervalos de dois meses; e as mulheres três, em intervalos de três meses.

A próxima doação de sangue está marcada para o dia 12 de junho, a partir das 19 horas no anfiteatro da Fafijan.