Notícias

Publicado em 28 | 08 | 2012 às 15:00

Acadêmicos da Fafijan que serão avaliados pelo Enade em 2012 participam do Ciclo de Estudos

Durante o Ciclo, diversas temáticas serão abordadas

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Em 2012, os formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Psicologia da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) irão participar do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que irá ocorrer no dia 25 de novembro. Tendo como objetivo revisar conhecimentos importantes que serão abordados na avaliação, a Fafijan elaborou o Ciclo de Estudos Preparatórios para a Prova do Enade, que teve início na segunda-feira, 13 de agosto. “O objetivo é preparar os estudantes para os conteúdos de formação geral, considerando que a formação específica já é fortemente trabalhada no decorrer da graduação”, explica a coordenadora de Ensino da Fafijan, professora Marilda da Silva Bueno. Segundo ela, o Enade é uma avaliação realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação), seguindo as diretrizes da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), que designa as Comissões Assessoras de Avaliação – de Área Específica e de Formação Geral – que são responsáveis por definir as diretrizes e os temas a serem avaliados no Exame.
Quanto aos conteúdos de formação geral, 13 temas foram escolhidos para este ano: Arte e Cultura; Avanços Tecnológicos; Ciências, Tecnologia e Inovação; Democracia, Ética e Cidadania; Ecologia e Biodiversidade; Globalização e Geopolítica; Políticas Públicas; Relações de Trabalho; Responsabilidade Social; Sociodiversidade; Tecnologia de Informação e Comunicação; Vida Urbana e Vida Rural; e Violência. “A maioria dos assuntos de formação geral já são abordados e contextualizados em sala de aula, sendo importante nesse momento apenas reforçá-los”, comenta Marilda. “E é realmente interessante que os estudantes estejam presentes e participem dessas aulas, porque são temas que vêm a somar ao aprendizado deles, sendo relevantes para a vida profissional e também pessoal, como cidadãos.” As aulas seguem até novembro, em datas alternadas.
A coordenadora complementa que os conteúdos estão sendo ministrados por professores da casa, com conhecimentos especializados. Ela ainda ressalta que o Enade é um componente curricular obrigatório, “sendo imprescindíveis a inscrição e a participação do acadêmico para a emissão do histórico escolar e recebimento de diploma”.