Notícias

Escolarização é uma das oficinas ofertadas, voltada aos colaboradores que não tiveram a oportunidade de ingressar ou dar sequência às séries iniciais do ensino

Escolarização é uma das oficinas ofertadas, voltada aos colaboradores que não tiveram a oportunidade de ingressar ou dar sequência às séries iniciais do ensino

Publicado em 09 | 01 | 2013 às 4:04

Colaboradores da Cooperval retomam as atividades do programa Bolsa Qualificação Profissional

Oficinas de diversas temáticas estão sendo ministradas na Fafijan durante o período de entressafra da cana-de-açúcar

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

 

Na manhã de terça-feira, 8 de janeiro, foram retomadas na Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) as oficinas de aprendizagem e qualificação profissional que estão sendo ministradas para mais de 400 colaboradores da Cooperval (Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí). Durante o período de entressafra da cana-de-açúcar, que vai de dezembro a fevereiro, eles trocam os seus postos de trabalho pelas salas de aula.

O programa é uma parceria entre a Fafijan, a Cooperval e o governo federal, pois existe uma modalidade do seguro-desemprego denominada Bolsa Qualificação, em que se mantém o vínculo com os colaboradores, mas o contrato de trabalho é suspenso em momentos de retração da economia.

Nesse espaço de tempo, que é de no mínimo três e no máximo cinco meses, o funcionário não presta serviços ao empregador. Em contraponto, para receber o valor do seguro-desemprego, como forma de auxílio, ele precisa participar de cursos ou programas de qualificação, que, por obrigação, a empresa tem de oferecer.

Entre as oficinas ofertadas para 2012/2013 estão: escolarização (voltada àqueles que não tiveram a oportunidade de ingressar ou dar sequência às séries iniciais do ensino), finanças pessoais, inclusão digital, medicina popular, esporte, vida e segurança, direitos e deveres do cidadão, empreendedorismo, ética organizacional, cooperativismo, entre outras, somando uma carga horária de 126 horas.