Notícias

Cerimônia de abertura da edição 2012-2013 do Programa Bolsa Qualificação Profissional ocorreu nesta segunda-feira, 17

Cerimônia de abertura da edição 2012-2013 do Programa Bolsa Qualificação Profissional ocorreu nesta segunda-feira, 17

Publicado em 18 | 12 | 2012 às 1:41

Fafijan irá qualificar 434 colaboradores da Cooperval

No período de entressafra da cana-de-açúcar – que vai de dezembro a fevereiro –, funcionários da cooperativa irão participar de diversas oficinas na Faculdade de Jandaia do Sul

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Na manhã de segunda-feira, 17 de dezembro, foi realizada no Anfiteatro da Fafijan a abertura do Programa Bolsa Qualificação Profissional 2012-2013, que é uma parceria entre a Faculdade de Jandaia do Sul e a Cooperval (Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí), com incentivo do governo federal. Fizeram parte da mesa principal da solenidade, a diretora da Fafijan, professora Maria Gertrudes Guimarães, o vice-diretor, professor doutor Jorge Dovhepoly, o diretor presidente da Cooperval, Hélcio Rabassi, o diretor vice-presidente, Fernando Fernandes Nardine, e o diretor secretário, João Batista de Carvalho. No início da cerimônia, o padre Emerson Cícero de Carvalho, da paróquia São João Batista, rezou com os presentes e destacou a importância de parcerias que beneficiam a comunidade.

Durante a entressafra da cana-de-açúcar – que vai de dezembro a fevereiro – 434 colaboradores da Cooperval serão qualificados na Fafijan, por meio das oficinas de diferentes temáticas que serão ministradas. Entre elas, escolarização (voltada àqueles que não tiveram a oportunidade de ingressar ou dar sequência às séries iniciais do ensino), finanças pessoais, inclusão digital, medicina popular, esporte, vida e segurança, direitos e deveres do cidadão, empreendedorismo, ética organizacional, cooperativismo, entre outras, somando uma carga horária de 126 horas. A escolha dos assuntos a serem estudados leva em consideração oportunizar qualificação profissional, novas oportunidades, segurança e qualidade de vida aos colaboradores.

Rabassi comentou sobre a importância do conhecimento na vida das pessoas: “é uma coisa que não ocupa espaço, não tem cheiro, não tem cor, não tem sabor, mas que faz uma diferença grande para quem o adquire. Por isso, procurem não faltar às aulas, prestem atenção ao que é dito, interajam com os professores. Se houver esse comprometimento, tenho certeza que ao final do curso vocês estarão dizendo que valeu a pena”, afirmou ele.

Para Maria Gertrudes, essa é uma grande oportunidade que a Cooperval oferece aos colaboradores. “Não são todas as organizações que se preocupam em qualificar seus profissionais”, disse ela. “E nós ficamos muito contentes por, mais uma vez, termos sido escolhidos para participar desse projeto, dando a nossa contribuição por meio do ensino.”

As aulas do Programa Bolsa Qualificação Profissional começam nesta terça-feira, dia 18.

 

Bolsa Qualificação

Para evitar o famoso “facão” (demissão em massa) que costuma ocorrer no período de entressafra da cana-de-açúcar, a Cooperval desde 2010 apoia-se em uma modalidade do seguro-desemprego denominada Bolsa Qualificação, em que se mantém o vínculo com os colaboradores, mas o contrato de trabalho é suspenso em momentos de retração da economia. Nesse espaço de tempo, que é de no mínimo três e no máximo cinco meses, o funcionário não presta serviços ao empregador. Em contraponto, para receber o valor do seguro-desemprego, como forma de auxílio, ele precisa participar de cursos ou programas de qualificação, que, por obrigação, a empresa tem de oferecer.