Notícias

Cerimônia foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes Osmar Panício e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, autoridades e lideranças representativas do município e da região

Cerimônia foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes Osmar Panício e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, autoridades e lideranças representativas do município e da região

Publicado em 21 | 01 | 2011 às 14:55

Formandos da Fafijan colam grau na noite de sexta-feira, 17 de dezembro

Deputado federal Alex Canziani, que atua fortemente na área da educação, foi o paraninfo geral das turmas

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

É pelos acadêmicos que a Fafijan trabalha diariamente, há mais de quatro décadas, tendo como foco cumprir o que é missão da Casa: formar o profissional no campo da ciência e do conhecimento com visão humana, ética e cidadã, consciente de seu papel na sociedade. É por isso que a formatura é um momento tão aguardado. Sensação de missão cumprida! Data em que a direção, o corpo docente e o corpo técnico-administrativo se mobilizam para valorizar a vitória daqueles que, durante um período de suas vidas, estiveram dedicados à graduação. E o que é motivo de orgulho maior: confiando na qualidade do ensino proporcionado pela Faculdade de Jandaia do Sul.
Quem compareceu na sexta-feira, 17 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes Osmar Panício, pôde comprovar tamanho zelo. É pelos formandos, que durante o ano todo se planeja a colação de grau, tendo em mente tornar o que já é um momento especial, algo inesquecível na vida de cada um deles. Afinal, trata-se de conquistas; e conquistas, na Fafijan, são comemoradas à altura.
Estiveram presentes na cerimônia, familiares, amigos, autoridades e lideranças representativas do município e da região, como o prefeito de Jandaia do Sul, José Rodrigues Borba. Ele, ao lado da diretora da Instituição, professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães, do vice-diretor, professor doutor Jorge Dovhepoly, e do paraninfo geral das turmas, deputado federal Alex Canziani, compôs a mesa principal da solenidade.
Canziani, reconhecido pelos relevantes serviços prestados à educação no Paraná, iniciou o discurso citando uma frase de Charles Chaplin, que diz que os grandes realizadores do mundo foram aqueles que sonharam grandes sonhos. “Acredito que nada se faz sem antes ter sido construído na alma. É por meio dos sonhos que almejamos os nossos objetivos”, ressaltou. O deputado lembrou, contudo, que não basta sonhar; é preciso realizar também. “Hoje é dia de comemorarmos. Não os sonhos. Os sonhos existiram há algum tempo, quando vocês, pais, familiares, amigos, sonharam que os seus filhos, netos, esposos e esposas pudessem chegar até aqui. Hoje, celebramos o sonho que se tornou real, graças à dedicação, à vontade extrema, à capacidade de transpor barreiras, que eles demonstraram possuir”, disse Canziani. 
Para ele, parcela importante para o alcance desse objetivo cabe à Fafijan, “que há tantos anos, com audácia e responsabilidade, forma e gera oportunidades para os cidadãos”. Ele encerrou o discurso expressando enorme alegria em ter sido escolhido como paraninfo geral das turmas e desejando a todos, sucesso e felicidade. “Que continuem transformando grandes sonhos em realidade.”
Borba também destacou o esforço dos acadêmicos e o apoio dos familiares, professores e amigos para que, naquela noite, estivessem todos reunidos por um motivo especial: celebrar. “Quem tem uma Fafijan tem um tesouro em mãos. Pois bem administrada, resulta no que vocês estão vendo. Na oferta, ao mercado de trabalho, dessa qualidade de material humano que muito irá contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, da nossa região, do nosso estado e do nosso país”, concluiu.
Maria Gertrudes concordou com o prefeito, ao dizer que a formatura é o momento solene, que simboliza a transição do espaço monitorado de estudo para o espaço independente de atuação profissional, sendo também o momento de apresentação desses novos profissionais à sociedade. “Vocês, formandos, representam a promessa de evolução e desenvolvimento tecnológico, científico, social, humano. Em vocês reside a esperança de que daqui não saiam hoje apenas mais profissionais; mas homens e mulheres dispostos a exercer a sua cidadania”, refletiu a diretora.
Em 2010, receberam o certificado de conclusão, neograduados nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, Gestão da Qualidade, Gestão de Cooperativas, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Marketing e Pedagogia. Tendo sido escolhido como orador geral das turmas, o formando de Letras/Espanhol, Rodrigo Vanoni Alberton. Como já é tradição na Fafijan, foram homenageados com diploma de honra ao mérito os estudantes que, durante os anos de atividades acadêmicas, apresentaram as melhores médias. Sendo o primeiro colocado de cada turma premiado com bolsa de estudo para ingressar em um dos cursos de pós-graduação na Faculdade de Jandaia do Sul.