Notícias

Construída nos parâmetros de uma clínica particular, a Clínica Psicológica Fafijan possui 220 metros quadrados de área construída. Agendamento para consultas já pode ser realizado pelo telefone (43) 3432-4141 ou 3432-4646

Construída nos parâmetros de uma clínica particular, a Clínica Psicológica Fafijan possui 220 metros quadrados de área construída. Agendamento para consultas já pode ser realizado pelo telefone (43) 3432-4141 ou 3432-4646

Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan Visualizar galeria
Publicado em 02 | 03 | 2011 às 14:10

Está em funcionamento a Clínica Psicológica Fafijan

De um lado, beneficiam-se o curso e os acadêmicos de Psicologia da Instituição, que ganham um laboratório especializado para estudo e intervenção do comportamento humano; e do outro, a comunidade de Jandaia do Sul e região, que será atendida gratuitamente

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Com 220 metros quadrados de área construída (cinco salas de atendimento individual, duas salas de atendimento infantil, duas salas de atendimento em grupo, uma secretaria, uma sala de espera, quatro banheiros e um almoxarifado), entrou em funcionamento na segunda-feira, 28 de fevereiro, a Clínica Psicológica Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul).
O coordenador do curso de Psicologia da Instituição, professor Humberto Ausec, comenta que o tratamento psicoterápico é indicado para pessoas que estejam passando por situações conflituosas, seja de aprendizado, de aceitação, de adaptação, de relacionamento (casal, família, trabalho), traumas, fobias, vícios, entre outras. “Para iniciar o tratamento com um psicólogo não é necessário o encaminhamento de outro profissional da saúde. Basta a pessoa marcar uma consulta por entender que algo na vida dela pode ser melhorado. Há situações em que só o aconselhamento ajuda, e muito, nesse sentido; em outros casos, há a necessidade de um acompanhamento mais prolongado”, explica o professor. “Tudo isso vai ser discutido com a própria pessoa. Ninguém ficará sem entender por que continua ou não com as sessões.”
Humberto ressalta que nenhum serviço de Psicologia é invasivo e desmente ainda a crença de que seja algo direcionado aos “loucos”. “As pessoas podem passar por diversos problemas durante a vida, e a ajuda profissional, nesses casos, é simplesmente para diminuir o tempo de sofrimento delas.” Para ele, a Clínica Psicológica Fafijan cumpre um importante papel social, tendo em vista que, hoje, o serviço particular nessa área é dispendioso, e o sistema público deixa a desejar, principalmente, pela escassez de profissionais. “Em algumas cidades, são meses de espera para a primeira consulta; a conseqüência é o início tardio de um tratamento. Sem contar que as sessões costumam ser demasiadamente espaçadas, fazendo com que os resultados demorem mais para serem percebidos. Motivo que leva vários pacientes a abandonar a terapia“, afirma o coordenador.
Na Fafijan, 57 acadêmicos do nono período do curso de Psicologia irão realizar os atendimentos psicoterápicos, sob a orientação de 15 docentes. “O trabalho é tão confiável quanto a um atendimento em clínica particular, uma vez que eles estarão sendo acompanhados de perto por profissionais habilitados, experientes e altamente capacitados”, garante o coordenador.
A Clínica Psicológica Fafijan está instalada no campus da Instituição (Rua João Maximiano, número 426), no primeiro pavimento do Bloco 3. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas; e aos sábados, das oito horas ao meio-dia. O atendimento é gratuito a qualquer pessoa do município ou da região. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (43) 3432-4141 ou 3432-4646.

Conquista
Para a diretora da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães, a Clínica Psicológica da Instituição é um sonho que se torna realidade. “Nós estamos felizes por lançar a atividade da clínica. Para se chegar a esse momento, foram necessários empenho e investimento muito grandes, tanto humano quanto financeiro. A clínica está em instalações novas, no parâmetro de uma clínica particular, onde serão oferecidos qualidade e conforto nos atendimentos. E fazer isso não apenas para a formação dos nossos acadêmicos, mas trazendo contribuição para a comunidade de Jandaia do Sul e da região, de acesso a um acompanhamento que muitas vezes as pessoas teriam dificuldade em conseguir, para nós é uma satisfação imensa.”
Quanto à formação dos acadêmicos da primeira turma de Psicologia da Fafijan, que deverá ocorrer no final deste ano, Maria Gertrudes visualiza um futuro de grandes oportunidades a todos. “Quando formatamos esse curso, buscamos uma formação que fosse ampla, em termos de possibilidades de trabalho para os nossos profissionais. O curso de Psicologia da Fafijan prepara os acadêmicos para atuar não apenas em clínicas, mas também em empresas, escolas, presídios, hospitais, no esporte, enfim, onde houver a figura humana”, descreve a diretora.