Notícias

Cerimônia de inauguração da Clínica Psicológica para os estudantes ocorreu na noite de quinta-feira, 3 de março

Cerimônia de inauguração da Clínica Psicológica para os estudantes ocorreu na noite de quinta-feira, 3 de março

Publicado em 19 | 03 | 2011 às 14:09

Clínica de Psicologia é apresentada aos acadêmicos do curso

Espaço físico destinado à prática dos estudantes foi bastante elogiado

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Na noite de quinta-feira, 3 de março, alunos do primeiro, terceiro, quinto, sétimo e nono períodos do curso de Psicologia foram recepcionados no Anfiteatro da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), para a cerimônia de inauguração da Clínica Psicológica - organizada especialmente para eles, com direito a quitutes e visita monitorada.
Em funcionamento desde o dia 28 de fevereiro, o novo empreendimento da Instituição tem como objetivo oferecer aos acadêmicos um laboratório especializado para estudo e intervenção do comportamento humano, onde irão estagiar, sob a supervisão dos professores. Já para a comunidade de Jandaia do Sul e da região, a clínica representa uma nova opção de atendimento psicoterápico, totalmente gratuito.
“A clínica faz parte de um sonho, de abrir o curso de Psicologia na Fafijan e, assim, possibilitar a formação de diversas pessoas, que não tinham como se deslocar para os grandes centros em busca de profissionalização na área”, disse, no evento, a diretora da Faculdade de Jandaia do Sul, professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães. Para ela, não haveria sentido celebrar essa conquista sem aqueles que acreditaram no potencial e na seriedade da Instituição e que, desde o princípio, passaram a sonhar juntos.
“Vocês, acadêmicos, estão do nosso lado nessa luta, em defesa desse curso, em defesa dessa profissão. Hoje, estamos aqui para comemorar a abertura da clínica e para agradecer a vocês pela confiança, pelo trabalho, pelo empenho e pela participação. Aos que irão atuar na clínica, sei que estão prontos para isso, nas últimas instâncias de formação. Boa sorte. Sejam excelentes profissionais. Vamos mostrar a diferença que o curso de Psicologia da Fafijan faz para Jandaia do Sul e região, começando por uma atuação exemplar na clínica da Instituição”, desejou a diretora.
Durante a comemoração, o coordenador do curso de Psicologia, Humberto Ausec, lembrou as etapas que antecederam esse momento de grande alegria. “A clínica que hoje apresentamos a vocês é a ponta do iceberg de todo um planejamento curricular e estrutural. Foram feitas, por exemplo, várias visitas às clínicas psicológicas de universidades e faculdades do estado. Nelas, analisamos detalhes do que funcionava bem ou não em cada e do que seria importante pegar como exemplo para o nosso próprio espaço”, explicou. “O resultado dessa pesquisa foi uma clínica projetada arquitetonicamente para oferecer as melhores condições de ensino e de atendimento”, ressaltou.
Após os discursos, foi oferecido um coquetel ao corpo docente e aos acadêmicos de Psicologia da Fafijan. Em seguida, as turmas seguiram à Clínica Psicológica, onde realizaram a visitação de todos os ambientes, tendo como guia, os próprios docentes do Colegiado, que explicaram das normas de comportamento para os estagiários até os procedimentos que lá serão realizados.
Marisa Aparecida Cavalari Bocamino, que é do nono período do curso – ou melhor, da primeira turma de Psicologia – pôde, durante os anos de estudo, acompanhar de perto a construção da clínica. “Fiquei contente com o resultado, está bonita e bastante aconchegante”, destacou. A estudante, que irá se formar no final deste ano, se prepara para receber os primeiros clientes. “Irei colocar em prática quatro anos de muita dedicação em sala de aula, de muita observação e de muita leitura. O que posso garantir é que sei da responsabilidade que é lidar com os sentimentos dos outros e que desempenharei o meu papel da melhor forma possível”, afirmou ela. Segundo Marisa, a segurança em não errar vem, principalmente, em saber que por trás de todas as suas ações estarão profissionais experientes e devidamente capacitados orientando-a.
Se alguns, como ela, tiveram a chance de ver a evolução da clínica, do início à conclusão da obra, outros, como o calouro Gunnar Vingler Rossi, surpreenderam-se com toda a infra-estrutura destinada ao curso. “Quando decidi fazer Psicologia, fiquei em dúvida entre duas faculdades. Optei pela Fafijan pelo pioneirismo, por estar já alguns anos à frente da outra instituição“, contou o estudante. O que, para ele, significa um curso mais consolidado. “Quanto à clínica, acredito que vem para colaborar e muito com a nossa formação, tendo em vista que a prática é fundamental para todo e qualquer profissional”, concluiu.

Clínica Psicológica Fafijan
Construída nos parâmetros de uma clínica particular, a Clínica Psicológica Fafijan possui 220 metros quadrados de área construída. Está localizada no campus da Instituição (Rua João Maximiano, número 426), no primeiro pavimento do Bloco 3. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas; e aos sábados, das oito horas ao meio-dia. O atendimento é gratuito a qualquer pessoa do município ou da região. Agendamento para consultas pode ser realizado pelo telefone (43) 3432-4141 ou 3432-4646.