Notícias

A diretora da Fafijan, professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães, acompanhada do vice, Jorge Dovhepoly, realizou o descerramento da placa alusiva à inauguração da Clínica Psicológica

A diretora da Fafijan, professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães, acompanhada do vice, Jorge Dovhepoly, realizou o descerramento da placa alusiva à inauguração da Clínica Psicológica

Publicado em 23 | 03 | 2011 às 14:07

Clínica Psicológica Fafijan é oficialmente inaugurada

Participaram da solenidade: autoridades, profissionais da imprensa e lideranças representativas do município e da região

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Jandaia Online

Na manhã de quarta-feira, 23 de março, foi inaugurada oficialmente a Clínica Psicológica da Faculdade de Jandaia do Sul, que está em funcionamento desde o dia 28 de fevereiro, oferecendo atendimento gratuito à população do município e da região. “Chegamos a um ponto de formação dos nossos acadêmicos, em que eles já estão preparados para atuar. A princípio, sob a supervisão dos professores. Trata-se dos estudantes da primeira turma de Psicologia da Fafijan, que irão se formar no final deste ano”, explicou a diretora da Instituição, professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães.
Estiveram presentes na cerimônia, autoridades, profissionais da imprensa e lideranças representativas, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as instalações da clínica, tirar dúvidas com os docentes sobre o funcionamento da mesma, podendo compartilhar de um momento histórico e relevante não só para a Instituição. “A Clínica Psicológica vem atender as exigências do projeto pedagógico do curso de Psicologia e oportunizar aos acadêmicos a prática fundamental e necessária à sua formação profissional. Contudo, também exerce importante papel social ao beneficiar a vida de centenas de pessoas. O que só é possível, graças à experiência e vivência dos professores e aos conhecimentos adquiridos pelos estudantes”, disse a diretora.
Ela ainda destacou que a clínica, assim como o curso de Psicologia, é mais um sonho que a Faculdade de Jandaia do Sul torna real. “Todo o planejamento teve início na gestão dos professores Ítalo Tasso e Cleber Conde [que administraram a Instituição até 2009]; e o prosseguimento foi dado pela nova direção. Nessa luta, tivemos o apoio de diversas pessoas, de diferentes áreas, e percebemos que, de fato, nada se concretiza sozinho. É por esse motivo que decidimos dividir mais essa realização com vocês”, comemorou Maria Gertrudes
O vice-prefeito de Jandaia do Sul, Dejair Valério, comparou a Clínica Psicológica a uma ponte, “que aproximará a comunidade externa à Fafijan”. Parabenizou a atual direção e seus antecessores pelos avanços apresentados e desejou sucesso nos atuais e futuros trabalhos da Instituição.
Humberto Ausec, coordenador do curso de Psicologia, refletiu um pouco sobre o papel dessa área do conhecimento. “Não direi que a Psicologia serve para as pessoas que estejam passando por fases tensas na vida, aos estudantes que não aprendem ou àquelas pessoas que acabam de perder um ente querido. Isso, todo mundo sabe. O que pouca gente pára para analisar é que, além dos procedimentos individuais, a Psicologia deve se realizar criticamente engajada em questões sociais de suma importância”, comentou. “Uma clínica psicológica do nosso porte, apesar de ser a parte visível, é somente a ponta de um iceberg, em relação àquilo que ela realmente se destina: a uma crítica social profunda e profícua, que mais do que adequar as pessoas à sociedade procura refletir sobre modelos de sociedade mais úteis para que as pessoas não sofram tanto. O sucesso da Psicologia se dará, verdadeiramente, quando clínicas como essa que a gente inaugura hoje não forem tão importantes como atualmente são”, concluiu.
Após os discursos, Maria Gertrudes, acompanhada do vice-diretor da Fafijan, professor doutor Jorge Dovhepoly, realizou o descerramento da placa alusiva à inauguração da Clínica Psicológica. O vice-prefeito, Valério, a primeira-dama do município, Maria Aparecida Borba, o coordenador do curso de Psicologia, Ausec, e o presidente da Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul, José Aparecido Pereira, desenlaçaram a fita inaugural, colocada na entrada da clínica, para também marcar essa conquista. Por fim, a diretora agradeceu a presença de todos. “Vocês, aqui, hoje, demonstram o valor que a Instituição possui perante a comunidade e o valor que cada um destina ao conhecimento.” E convidou a todos para um delicioso café da manhã, servido nos corredores do Bloco 2.

Clínica Psicológica Fafijan
Construída nos parâmetros de uma clínica particular, a Clínica Psicológica Fafijan possui 220 metros quadrados de área construída. Está localizada no campus da Instituição (Rua João Maximiano, número 426), no primeiro pavimento do Bloco 3. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas; e aos sábados, das oito horas ao meio-dia. O atendimento é gratuito a qualquer pessoa do município ou da região. Agendamento para consultas pode ser realizado pelo telefone (43) 3432-4141 ou 3432-4646.