Notícias

Serão oferecidos dois jantares (estrogonofe e noite italiana) para a turma campeã

Serão oferecidos dois jantares (estrogonofe e noite italiana) para a turma campeã

Publicado em 24 | 03 | 2011 às 14:06

Curso de Marketing vence a oitava Siva

Semana de Iniciação à Vida Acadêmica inclui aulas inaugurais, dinâmicas e gincana solidária

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Sabe aquela sensação de desconforto nos primeiros dias de aula, em que o estudante parece ansioso e deslocado? Na Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) esse mal-estar dura pouco – bem pouco. Até porque, antes mesmo de os calouros chegarem à Instituição, uma equipe trabalha na organização da Siva (Semana de Iniciação à Vida Acadêmica). Evento, que, como o próprio nome diz, visa ambientar e integrar o acadêmico ingressante a esse novo espaço e a esse novo contexto.
“A Siva existe há vários anos. Surgiu, não para substituir os trotes violentos e vexatórios, que não costumam ocorrer por aqui. Mas, por entendermos que é necessário um momento de entrosamento do calouro com a sua turma, com os veteranos, com os professores e com a Instituição. A intenção da Fafijan, com isso, é que ele inicie a vida acadêmica mais tranqüilo e seguro, ao perceber que terá na faculdade toda a estrutura e o apoio necessários”, explica a diretora da Instituição, professora Maria Gertrudes Gonçalves de Sousa Guimarães. A aluna do primeiro período de Letras, Larissa Fernanda, aprova a iniciativa: “A gente sai do ensino médio, chega à faculdade e não sabe direito o que vai ocorrer, como vai ser. Por meio dessas atividades, a gente acaba se entrosando mais, entendendo melhor. Achei bastante positivo”.
O ano letivo, na Fafijan, teve início na segunda-feira, 21 de fevereiro. De lá para cá, diversas atividades de recepção e integração foram realizadas, como aulas inaugurais, dinâmicas e gincana solidária. “A já famosa gincana entre cursos é dividida em duas etapas. Na primeira, cada equipe precisa cumprir alguns desafios propostos pela organização do evento. Este ano, por exemplo, houve a prova do grito de guerra, do sósia, da fotografia mais criativa e da encenação de uma música brega, que foi bastante divertida”, descreve a coordenadora de Ensino e Extensão, Marilda da Silva Bueno. E, na segunda parte da gincana, essa, sim, solidária, acumula mais pontos a equipe que arrecadar, proporcionalmente ao número de alunos, mais materiais para serem doados à entidade/atividade social previamente escolhida pela Instituição.
O projeto eleito, em 2011, para ser beneficiário da Siva, foi a Brinquedoteca da Fafijan, que foi fundada em 2003, com o objetivo de oferecer aos acadêmicos e funcionários da casa um local para deixar os filhos em horário de aula/expediente. E também de proporcionar aos estudantes de Pedagogia mais uma possibilidade de estágio. A idéia deu tão certo, que acabou gerando projetos de extensão paralelos, como a Tarde Recreativa e a Brinquedoteca Itinerante, que leva aos bairros da cidade e a outros municípios: jogos, pinturas, músicas, oficinas, brincadeiras... Enfim, alegria para a criançada!
O resultado da oitava edição da Semana de Iniciação à Vida Acadêmica foi divulgado na sexta-feira, 18 de março. Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Marketing consagrou-se campeão. Serão oferecidos dois jantares (estrogonofe e noite italiana) para a turma campeã, que serão preparados pela equipe da Fafijan, visando, mais uma vez, a integração entre os alunos.