Notícias

Por meio do Desafio, o acadêmico testa a sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe

Por meio do Desafio, o acadêmico testa a sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe

Publicado em 11 | 05 | 2011 às 13:45

Inscrições para o “Desafio Sebrae” encerram-se nesta quarta-feira, dia 11, às 23h59

Podem participar do maior jogo virtual do mundo os estudantes que estão matriculados em cursos de graduação seqüenciais ou de formação tecnológica presenciais, semipresenciais e a distância em instituições de ensino superior do país credenciadas pelo MEC

Texto por: imprensa@fafijan.br

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, de no mínimo três e no máximo cinco pessoas, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. Em 2010, as questões abordadas tiveram como contexto uma indústria de instrumentos musicais; em 2011, o empreendimento a ser gerenciado será uma fábrica de bicicletas. É importante ressaltar que os integrantes dos grupos não precisam necessariamente estar matriculados em um mesmo curso, porém devem estar vinculados a instituições de ensino superior do mesmo estado. Isso porque o Desafio é realizado em diferentes fases, sendo as três primeiras – jogadas via internet – classificatória estadual, semifinal estadual e final estadual. As outras duas – semifinal nacional e final nacional – são presenciais e serão realizadas, neste ano, em Brasília (DF).
Os vencedores da etapa estadual irão ganhar troféus, certificados, iPhones e viagens para disputar as fases presenciais do Desafio. Já a premiação para os integrantes da equipe vencedora da etapa nacional serão iPads, bolsas de estudos da FGV e uma viagem internacional para conhecer um centro de empreendedorismo no exterior. Serão eles também que irão representar o Brasil no Desafio Internacional.
As inscrições já estão na reta final e podem ser feitas até as 23h59 desta quarta-feira, dia 11, no site www.desafio.sebrae.com.br. O custo é de R$ 50 por equipe inscrita.

Divulgação
Na noite de segunda-feira, 9 de maio, o consultor do Sebrae, Rubens Fernandes Negrão, esteve na Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), explicando com detalhes aos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Gestão da Qualidade, como funciona esse “laboratório virtual”. Segundo ele, a atividade “estimula o espírito empreendedor dos participantes; desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios; desenvolve habilidades de trabalho em equipe; difunde conceitos sobre ética, associativismo e competitividade”. Rubens destacou que, no ano passado, a Fafijan contabilizou 148 inscritos. “Espero, no próximo ano, voltar a essa faculdade e informá-los que esse número cresceu.”