Notícias

Material arrecadado será destinado à ONG E-Lixo de Londrina e à Secretaria do Meio Ambiente de Apucarana

Material arrecadado será destinado à ONG E-Lixo de Londrina e à Secretaria do Meio Ambiente de Apucarana

Publicado em 29 | 06 | 2011 às 21:25

Projeto “Consciência Ambiental: coleta de lixo eletrônico, pilhas e baterias” termina nesta quinta-feira, dia 30

Interessados em realizar o descarte ambientalmente correto desses materiais deverão entregá-los na Fafijan ou no Colégio Estadual Unidade Polo

Texto por: imprensa@fafijan.br

Muitas pessoas têm em casa um mouse, um teclado, um celular estragado ou mesmo um videocassete que não usam mais. Conscientes de que não é ambientalmente correto dar a esses produtos um destino qualquer, acabam deixando-os abandonados em um canto, criando uma espécie de “cemitério de coisas velhas”. A Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), no início do ano, por inciativa do contabilista Adriano Canale, doou à ONG E-Lixo, de Londrina, mais de 400 quilos de lixo eletrônico que estavam acumulados em uma sala de descarte – ocupando espaço e juntando poeira. Diversos meios de comunicação da cidade e da região veicularam a notícia, que chamou a atenção da professora Marlene Alencar Miranda, do Colégio Estadual Unidade Polo. Tendo uma semana de atividades voltadas à preservação do meio ambiente a ser desenvolvida, ela teve a idéia de propor parceria à Fafijan e tornar o que foi uma ação interna, socioambientalmente correta, em algo maior, envolvendo toda a comunidade.
Assim surgiu o projeto “Conscientização Ambiental: coleta de lixo eletrônico, pilhas e baterias”, que conta também com a participação dos acadêmicos do curso de Gestão da Qualidade. Até nesta quinta-feira, dia 30 de junho, pessoas ou empresas interessadas em se desfazer dos aparelhos eletroeletrônicos e de informática que não estão sendo mais utilizados, seja por avaria ou substituição, poderão entregá-los nas dependências da Fafijan ou do Colégio Estadual Unidade Polo. Todo o material coletado será destinado à ONG E-Lixo; exceto as pilhas e baterias que serão entregues à Secretaria do Meio Ambiente de Apucarana.

ONG E-Lixo
A ONG E-Lixo, ao receber as doações, primeiro realiza uma triagem para verificar o que pode ser reaproveitado. Não tendo alternativa, os aparelhos são desmontados e separados por categoria, como metal, plástico, vidro e papel, que são enviados para a reciclagem. Atualmente, a ONG recebe em média 40 toneladas de “lixo” por mês. Assim, entre aspas, porque o que pode ser lixo para alguns, pode não ser para outros. “Daquilo que é possível remontar e utilizar novamente, fazendo alguns reparos, um tanto é doado a entidades carentes e outro tanto é colocado à venda, a preços acessíveis e com garantia, em feiras que organizamos. Ajuda-nos a cobrir algumas despesas, ao mesmo tempo em que oportuniza pessoas de baixa renda a terem os seus próprios equipamentos”, descreve o presidente da organização, Alex Gonçalves.

Serviço
A ONG E-Lixo está localizada na Rua Ermelindo Leão, número 385, Parque Bom Retiro, Londrina – PR. O telefone para contato é o (43) 3339-0475 ou (43) 9995-1102