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Nove equipes expuseram idéias inovadoras para evidenciar um produto/serviço no mercado, posicionando-o na mente dos consumidores

Nove equipes expuseram idéias inovadoras para evidenciar um produto/serviço no mercado, posicionando-o na mente dos consumidores

Publicado em 30 | 07 | 2011 às 21:12

Terceiro período de Marketing encerra o semestre com apresentações de trabalho

Atividade foi sobre posicionamento e segmentação de mercados

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

“Manter um produto ou serviço na mente do consumidor é hoje um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas em um cenário de grande competitividade. Por isso, foi um dos assuntos que mais abordei nas aulas de Segmentação de Mercados com os estudantes do terceiro período de Marketing”, comenta a professora Flavia Rodrigues, antes das apresentações. Para que os acadêmicos pudessem colocar em prática alguns dos conceitos, técnicas e estratégias abordadas em sala de aula, eles foram divididos em grupos que ficaram responsáveis em analisar os seguintes produtos e serviços: bola, batom, lâmina de barbear, boné, farmácia, hotel, restaurante, floricultura e entidade filantrópica. “Queria que, ao avaliar uma empresa ou organização, real ou mesmo fictícia, eles conseguissem visualizar as oportunidades que ainda não foram exploradas e que empregassem de maneira eficaz as ferramentas disponíveis para evidenciar uma marca”, explica Flavia. Um exercício de pesquisa, observação, inteligência, busca por soluções e criatividade.
O trabalho poderia ter terminado por aí. Mas Flavia foi além. Pediu para que os estudantes elaborassem uma peça publicitária, lançando o novo produto/serviço no mercado, utilizando-se do canal de comunicação – outdoor, carro de som, rádio, televisão, internet, jornal, revista – que, na opinião deles, atingisse de forma mais direta o seu público-alvo.
Na noite de sexta-feira, primeiro de julho, os resultados foram apresentados e surpreenderam a docente, que afirma que o objetivo do trabalho foi atingido. Restaurante com programação diversificada durante toda a semana, hotel especializado em atender ao público GLBTS (gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes), floricultura aliada à gastronomia, foram algumas das idéias sugeridas. “Por meio dessa atividade, eles tiveram de buscar informações, fazer pesquisas, descobrir as necessidades e os desejos dos consumidores, às vezes implícitos, conhecer os concorrentes, cuidar da gestão do mix de marketing [produto, preço, praça, promoção], descobrir a mídia mais eficaz para divulgação, promover relacionamentos com os clientes e, principalmente, criar um espaço na mente do consumidor”, destaca a professora, que resume: “Posicionamento é exatamente isso: encontrar novos nichos, segmentar cada vez mais o mercado e assim atender com eficiência a esse público específico”.