Notícias

Da esquerda para a direita: Álvaro, Maurício, Jaiane e Sandro

Da esquerda para a direita: Álvaro, Maurício, Jaiane e Sandro

Publicado em 12 | 08 | 2011 às 21:01

Coordenadora do Colegiado de Gestão e Negócios da Fafijan, Jaiane Aparecida Pereira, defende mestrado na UEM

Trabalho teve como tema “Formação de Redes Sociais e Inovação: um estudo no Centro Incubador Tecnológico – CIT/FUNDETEC”

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Arquivo Pessoal/Jaiane Pereira

Na quinta-feira, 4 de agosto, a coordenadora do Colegiado de Gestão e Negócios da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), Jaiane Aparecida Pereira, defendeu sua dissertação de mestrado na UEM (Universidade Estadual de Maringá). O trabalho intitulado “Formação de Redes Sociais e Inovação: um estudo no Centro Incubador Tecnológico – CIT/FUNDETEC” consistiu em analisar como os processos de formação e evolução das redes sociais influenciaram na inovação de quatro empresas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativo-descritiva na incubadora de Cascavel (PR), que demonstrou a importância das redes tanto na formação quanto na evolução e inovação das empresas, provendo recursos e informações que auxiliam nesse desenvolvimento.
Jaiane explica que as incubadoras têm como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, abrigando e subsidiando, por período de tempo limitado, o surgimento de novos negócios, empresas, produtos, serviços e processos de base tecnológica. Como objetivo maior, procuram contribuir com o desenvolvimento da região em que estão instaladas. Segundo a coordenadora, o estudo feito por ela também evidenciou que a incubadora é mais atuante nos primeiros anos da empresa, “sendo que a cada ano a incubada passa a depender menos do Centro Incubador Tecnológico, estando mais ligada ao mercado”, conclui.
Fizeram parte da banca de avaliação, o professor doutor Álvaro José Periotto e o professor doutor – orientador do trabalho – Maurício Reinert, da UEM, e o professor doutor Sandro Aparecido Gonçalves, da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Jaiane é formada em Administração de Empresas pela Fecea (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana).

Qualificação
Sobre a importância de dar continuidade aos estudos, a professora Jaiane Aparecida Pereira diz acreditar que o constante aprimoramento pode assegurar o crescimento pessoal e profissional. “O nosso país está se desenvolvendo e necessita de cidadãos que possam ajudá-lo nessa missão e somente a educação pode ser a base para um crescimento sustentável com vistas para um futuro melhor à nossa nação”, ressalta ela.
A Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) nesse sentido colabora com a qualificação dos professores por meio do Plano de Capacitação Docente, oferecendo auxílio àqueles que desejam ampliar e atualizar os seus estudos. “Atualmente, sabe-se que as pessoas são o maior recurso das organizações e investir nelas é assegurar um compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados”, analisa a coordenadora.