Notícias

Ao participar da Avaliação Institucional, que é realizada todos os anos, comunidade interna da Fafijan contribui oferecendo importantes informações para futuras tomadas de decisões

Ao participar da Avaliação Institucional, que é realizada todos os anos, comunidade interna da Fafijan contribui oferecendo importantes informações para futuras tomadas de decisões

Publicado em 22 | 08 | 2011 às 20:37

Participação da comunidade acadêmica na Avaliação Institucional contribui para o aprimoramento constante da Fafijan

De 16 a 24 de agosto, todos os estudantes serão convidados a responder questões sobre os aspectos que compõem a Instituição: corpo docente, corpo técnico-administrativo, infra-estrutura e plano de ensino

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

“Avaliação Institucional é um questionário com perguntas objetivas que avaliam desde o acadêmico, ao corpo docente, corpo técnico-administrativo, infra-estrutura e plano de ensino da Instituição”, explica o presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), professor Claudio da Costa. Segundo ele, é um momento em que todos os que integram a comunidade interna são convidados a refletir sobre a Instituição – na busca contínua por melhorias – tendo como objetivo traçar um panorama da sua realidade. “Oportunidade em que ganha a Fafijan informações valiosas para futuras tomadas de decisões e em que saem favorecidos os alunos, que terão analisadas as suas possíveis insatisfações, visando sempre à qualidade”, afirma Costa.
Em 2011, a primeira etapa da Avaliação Institucional está sendo realizada agora, de 16 a 24 de agosto, com os estudantes de graduação. “Todos os dias, quatro turmas são levadas aos laboratórios de informática para responder a essas questões. Nenhum aluno é identificado ao participar, para que se sinta livre para expor a sua opinião”, ressalta o professor.
Para os que imaginam se tratar apenas de um procedimento formal, de exigência do MEC (Ministério da Educação), Costa lembra que muitos avanços já foram implementados na faculdade a partir dessas avaliações: “como a instalação de data shows nas salas de aula, modernização dos laboratórios de informática e fornecimento de internet sem fio para todo o campus”, cita ele alguns exemplos. “Situações que já eram previstas no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], mas que foram priorizadas de acordo com as respostas obtidas em avaliações anteriores.”
Presente na Fafijan desde 2005, a Avaliação Institucional é conduzida pela CPA, que é constituída por dois representantes do corpo docente, dois do corpo técnico-administrativo, dois acadêmicos e dois da sociedade civil. O presidente da Comissão adianta que a segunda etapa da avaliação será realizada com os funcionários da casa, no dia 25 de agosto, e a terceira com os professores, de 29 de agosto a 9 de setembro.

Outras formas de colaborar
Os membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) salientam que a Avaliação Institucional é apenas uma das ferramentas hoje disponíveis para que estudantes, professores e funcionários possam colaborar com o desenvolvimento da Instituição, expondo situações, dando sugestões, fazendo críticas. “A Comissão realiza um trabalho permanente, e não momentâneo. É possível, a qualquer dia, se reunir com um dos nossos integrantes, mediante agendamento no Protocolo. Os atendimentos são feitos na sala 43, do Bloco 2. E já está no ar, no site da Fafijan, o link Ouvidoria, que pode ser utilizado, inclusive, por pessoas da comunidade externa”, destaca o presidente da CPA, professor Claudio da Costa. Ele comenta que todos os casos que chegam à Comissão Própria de Avaliação são devidamente analisados e que existe o compromisso de retornar ao solicitante sempre uma resposta.