Notícias

Crianças da Associação conferiram de perto os computadores que agora serão usados nas aulas de informática

Crianças da Associação conferiram de perto os computadores que agora serão usados nas aulas de informática

Publicado em 02 | 09 | 2011 às 16:42

Em parceria com a ONG E-Lixo, Fafijan doa cinco computadores à Associação Florart Vida

Entrega foi realizada na tarde de quarta-feira, 17 de agosto

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Em fevereiro de 2011, por iniciativa do contabilista da casa, Adriano Canale, a Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) destinou à ONG E-Lixo de Londrina mais de 400 quilos de lixo eletrônico. “Computadores e peças de informática, avariados ou que foram substituídos, que há muito tempo estavam encostados na sala de descarte”, lembra Canale.
Tratando-se de uma organização que não se preocupa apenas com a questão ambiental (de dar o destino correto a esses materiais), mas também em colaborar com a inclusão digital, tudo o que chega à ONG, primeiramente, passa por uma triagem, a fim de verificar o que pode ser reaproveitado. “Daquilo que é possível remontar e utilizar novamente, um tanto é doado a entidades carentes e outro é colocado à venda, a preços acessíveis e com garantia, em feiras que organizamos. Ajuda-nos a cobrir algumas despesas, ao mesmo tempo em que oportuniza pessoas de baixa renda a terem os seus próprios equipamentos”, descreve o presidente da E-Lixo, Alex Gonçalves.
Na sexta-feira, 12 de agosto, a ONG enviou à Fafijan cinco computadores completos – com monitores, mouses, teclados – que só voltarão a ser usados graças ao excelente trabalho realizado pela equipe de Gonçalves. Canale, juntamente com a direção da faculdade, decidiu doar as máquinas para a Associação Florart Vida, de Jandaia do Sul, que há cinco anos oferece gratuitamente cursos de capacitação para crianças, jovens e adultos do município, a partir de recursos obtidos com a própria comunidade.
A entrega foi feita na tarde de quarta-feira, 17 de agosto, na sede da entidade. “Agora, mais do que nunca, há o sentimento de dever cumprido e a motivação para trabalhar ainda mais em benefício dos que precisam. Sem esquecer a questão da preservação ambiental, que deu origem a essa história toda, quando conheci por meio de um telejornal o tão importante serviço prestado pela ONG E-Lixo”, diz o contabilista. Ele conta que foi gratificante ver o rostinho das crianças ao receber os computadores. “Sei que o comprometimento dos profissionais que estão à frente da Florart Vida é grande, por isso tenho certeza de que essa singela colaboração irá fazer diferença na vida dessa meninada”, completa ele.
A presidente da Associação, Aparecida Jesus Naves Farias, comenta que as aulas de informática estavam temporariamente paradas, devido ao fato de o computador da entidade não estar funcionando direito. “Agora voltaremos com tudo a ensinar desde o básico para os nossos alunos, porque a maioria chega sem o mínimo de conhecimento. Esse presente que estamos recebendo hoje vai ser relevante para a qualificação deles”, destaca Aparecida.

Serviço
A ONG E-Lixo está localizada na Rua Ermelindo Leão, número 385, Parque Bom Retiro, Londrina – PR. O telefone para contato é o (43) 3339-0475 ou (43) 9995-1102.
A Associação Florart Vida está localizada na Rua dos Lírios, número 100, Jardim das Flores, Jandaia do Sul – PR. O telefone para contato é o (43) 3432-7832 ou (43) 9915-6234.