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Objetivo do trabalho é proporcionar ao corpo docente da Instituição momentos de estudos, discussões e reflexões, visando à melhoria da qualidade do ensino

Objetivo do trabalho é proporcionar ao corpo docente da Instituição momentos de estudos, discussões e reflexões, visando à melhoria da qualidade do ensino

Publicado em 21 | 09 | 2011 às 16:33

Fafijan realiza mais uma atividade do programa de Formação Continuada dos Professores

Encontro ocorreu na manhã de sábado, 17 de setembro

Texto por: Marilda da Silva Bueno, coordenadora de Ensino da Fafijan | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

No dia 17 de setembro foi realizado na Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) o quarto encontro de Formação Continuada dos Professores de 2011. O tema de estudo, proposto pelos próprios docentes, segundo a coordenadora de Ensino, Marilda da Silva Bueno, foi: “Como promover a aprendizagem baseada em problemas”. Nessa metodologia, o professor tem o papel de mediador, ou seja, não dá as respostas prontas para os estudantes; pelo contrário, questiona-os, debate, propõe pesquisas, desafios, práticas, e os direciona por alguns caminhos. “Uma situação que demanda mais tempo e maturidade, mas que, por outro lado, estimula o aluno a pensar, refletir e agir. É, nesse caso, um sujeito em ação.”
A participação dos docentes no encontro mais uma vez foi significativa. Eles foram divididos em grupos, que receberam textos de apoio e tiveram tempo para estudar os tópicos sugeridos. Depois, com opiniões já formadas, foram feitas as exposições e debates, mostrando as vantagens e limitações do método, apresentando maneiras para a sua aplicação. Para Marilda, a metodologia quando bem aplicada deve gerar compreensão, automotivação e interdisciplinaridade.
Ao final, todos foram unânimes ao afirmar que construir o conhecimento por meio de pesquisas e resolução de problemas é válido, mas que isso não pode significar o fim das aulas expositivas, que é uma forma de colocar o alunado a par do que vai ser estudado. “Não é preciso ser radical e abandonar todas as antigas posturas. Temos é de incorporar novas no desenvolvimento do nosso trabalho”, concorda Marilda.
O próximo e último encontro da Formação Continuada deste ano está marcado para o dia 29 de outubro. A coordenadora ressalta, contudo, que os desafios educacionais devem ser analisados todos os dias, na busca de melhores formas de se estabelecer com os alunos a relação de ensino-aprendizagem.

Programa de Formação Continuada dos Professores
A Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) iniciou em 2003 o programa de Formação Continuada dos Professores, com o objetivo de proporcionar ao corpo docente momentos de estudos e discussões, visando à melhoria da qualidade do ensino. Trata-se de um trabalho que é de responsabilidade da coordenação de Ensino da Instituição, que hoje tem à frente a professora Marilda da Silva Bueno. O programa caminha por meio de encontros mensais ou bimestrais, atividades presenciais e não presenciais. Entre os diversos temas já abordados, destacam-se: a avaliação da aprendizagem; o ensino a distância e o uso das ferramentas necessárias; e a importância da qualidade do ensino no contexto atual.
Em 2011, o foco está nos critérios de avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). “Os professores têm estudado e desenvolvido análises comparativas dos métodos de avaliação comumente utilizados com os métodos de avaliação adotados na elaboração do Exame, sendo essa uma realidade desafiadora para o educador.”