Notícias

Dezenas de futuras mamães assistiram à palestra sobre cuidados na gravidez proferida pela professora aposentada, Iva André Ribeiro, de Jardim Alegre

Dezenas de futuras mamães assistiram à palestra sobre cuidados na gravidez proferida pela professora aposentada, Iva André Ribeiro, de Jardim Alegre

Publicado em 23 | 09 | 2011 às 16:29

Redução da mortalidade infantil é tema de trabalho desenvolvido por estudantes do quarto período de Administração

Equipe realizou evento na noite de terça-feira, dia 20, para gestantes do município de Cambira

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Há sete anos, a professora Marisa Zanini, que ministra a disciplina de Elaboração e Avaliação de Projetos para o quarto período de Administração da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), propõe um desafio aos acadêmicos: planejar e colocar em prática ações voltadas aos oito objetivos do milênio, estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000. São eles: 1) Acabar com a miséria e a fome; 2) Educação básica de qualidade voltada para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Para isso, no início do segundo semestre, a turma é dividida em oito grupos, cada qual responsável por uma das metas.
Na noite de terça-feira, 20, a equipe formada por Kamilla Correia, Eliane Silveira, Robson Luiz Garcia, José Otávio Parra Marcomini e Mariana Martins Scarman realizou um trabalho de conscientização com as gestantes de Cambira, tendo como intuito reduzir a mortalidade infantil no município. “Fizemos a divulgação por meio de rádio e também contamos com a ajuda dos agentes de saúde, que entregaram os convites para as futuras mamães”, conta Kamilla. Dezenas delas compareceram ao evento que ocorreu no Anfiteatro Municipal. Houve palestra sobre gestação saudável, proferida pela professora aposentada Iva André Ribeiro, de Jardim Alegre, distribuição de brindes e um delicioso café ao final.
Entre os tópicos abordados pela palestrante, a necessidade do acompanhamento médico na gravidez; os exames que devem ser feitos logo após o nascimento da criança; e a importância da amamentação.
Para Robson, o resultado do trabalho foi positivo: “Se apenas uma dessas mulheres colocar em prática o que ouviu aqui, para nós a atividade já terá valido a pena. Se passarem para frente o que aprenderam, então, terá sido uma vitória”, disse ele. “Na verdade, acredito que a principal lição de hoje foi essa: que para um mundo melhor, cada um precisa fazer a sua parte”, garantiu o estudante.
A atividade foi acompanhada pela enfermeira obstetra e responsável pela Clínica da Mulher e da Criança de Cambira, Suzana Martins, que parabenizou a iniciativa dos alunos. “Não é a primeira turma da Fafijan que firma parceria com a gente e isso é bem bacana, tanto para eles como para nós. O trabalho desenvolvido pelo grupo veio a somar com o que realizo no SUS [Sistema Único de Saúde], que é oferecer às gestantes conhecimentos que favoreçam atitudes maternas para ela e para o bebê”, destacou Suzana.
Marisa explica que por meio dessa atividade é possível sensibilizar os futuros gestores para os projetos sociais e ambientais. “Toda empresa hoje, para permanecer no mercado interno e externo, precisa, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, atuar em prol da sociedade. Os consumidores e os governos já exigem e valorizam essa postura diferenciada dos empreendedores”, diz acreditar. “Os ‘oito jeitos de mudar o mundo’ contemplam diversas situações, todas imprescindíveis de serem prontamente executadas”, conclui a professora.