Notícias

Publicado em 06 | 11 | 2011 às 15:29

Professora de Apucarana lança livro para educadores

Texto por: Fernanda Neme, publicado no jornal Tribuna do Norte, em 5 de novembro de 2011 | Fotos por: Arquivo/Assessoria de Imprensa Fafijan

A professora Leny Fernandes Zulim, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançou recentemente o livro “Literatura no Ensino Fundamental – da teoria às práticas em sala de aula”. A obra destaca a importância da leitura literária no Ensino Fundamental, relacionando a teoria e as práticas que o professor pode aproveitar. A autora, que reside desde a infância em Apucarana, trabalhou nos colégios Carlos Massareto, Agrícola, Mater Dei e São José, além da Unopar e Fafijan, onde atualmente leciona para os alunos de pós-graduação em Letras.
Exercendo o Magistério há 33 anos, Leny conta que sempre teve um método próprio de ensinar. “O que fazer depois de ler um livro? Essa era a minha preocupação. O livro possibilita vários conhecimentos e gostaria de passar isso para os educadores”, diz. Sua paixão pela leitura vem da infância e teria sido influenciada pelo pai. “Aos 12 anos, tinha lido quase todos os livros de José de Alencar”, recorda-se Leny.

A obra
“Literatura no Ensino Fundamental: da teoria às práticas em sala de aula” organiza-se a partir de um capítulo inicial, no qual são abordados os conceitos sobre leitura, leitura literária e formação do leitor para, nos capítulos seguintes, discutir obras de interesse das séries finais do Ensino Fundamental.
A autora cita a produção literária infanto-juvenil brasileira pós-1970, de alta qualidade estética e ganhadora de prêmios mundiais importantes como o “Hans C. Andersen”, conquistado por Lygia Bojunga Nunes e Ana Maria Machado.
“O livro vem suprir um pouco a carência de bibliografia específica, pois, se temos um acervo de boa quantidade e de boa qualidade no que se refere à teoria sobre o assunto, o mesmo não ocorre quando um professor precisa de subsídios práticos que oriente e motive esse trabalho”, afirma Leny.
A autora participará de uma tarde de autógrafos no próximo dia 12, a partir das 14 horas, na Livraria Globo, em Apucarana.

Serviço
Literatura no Ensino Fundamental – da teoria às práticas em sala de aula”
Autora: Leny Fernandes Zulim
Editora: Amplexo
Páginas: 160
Preço: R$ 25
Onde encontrar: Livraria Globo e Livraria do Shopping (Centronorte)