Notícias

Ação do Departamento de Saúde de Jandaia do Sul visa à imunização de toda a população de 17 a 29 anos de idade

Ação do Departamento de Saúde de Jandaia do Sul visa à imunização de toda a população de 17 a 29 anos de idade

Publicado em 07 | 11 | 2011 às 15:26

Segunda dose da vacina contra a hepatite B será aplicada nesta terça-feira, dia 8

Acadêmicos, professores e funcionários da Fafijan que tomaram a primeira dose no dia 5 de outubro deverão comparecer no Laboratório 18 – Bloco 1 – das 19h30 às 21 horas, não se esquecendo de levar a carteirinha de vacinação

Texto por: imprensa@fafijan.br | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

Dando continuidade à campanha de vacinação contra a hepatite B, que no Paraná visa a imunizar todas as pessoas de 17 a 29 anos de idade, a equipe do Departamento de Saúde de Jandaia do Sul estará nesta terça-feira, dia 8, aplicando a segunda dose da vacina nos acadêmicos, professores e funcionários da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul).
A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, Valderis Maria Marconi Jaime, explica que, para ser eficaz, a imunização precisa ser feita em três etapas: “com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose; e de cinco meses entre a segunda e a terceira”.

Hepatite B
A hepatite B é uma doença viral crônica e silenciosa, que pode ser transmitida por meio de transfusões de sangue, uso compartilhado de seringas, relações sexuais sem preservativo, contato com sangue ou secreções corporais contaminadas e no parto. Por ser uma doença sem sintomas, a população não procura um médico e assim acaba contaminando mais gente. Portanto, a melhor precaução é a vacinação. Os testes para a detecção da doença estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) e podem prevenir complicações como cirrose ou câncer de fígado.
(Fonte: Agência Brasil, setembro de 2010)