Notícias

Encontro de sábado, 29 de outubro, encerrou a programação da Formação Continuada dos Professores em 2011

Encontro de sábado, 29 de outubro, encerrou a programação da Formação Continuada dos Professores em 2011

Publicado em 25 | 11 | 2011 às 15:17

Formação Continuada dos Professores discute a importância da plataforma Moodle

Ferramenta é a mais conhecida para gerenciamento de sites e-Learning

Texto por: Marilda da Silva Bueno, coordenadora de Ensino da Fafijan | Fotos por: Assessoria de Imprensa Fafijan

O avanço tecnológico vem conquistando espaço e marcando presença em todos os ambientes. No ensino, essa realidade não se mostra diferente. É possível estudar a distância, desenvolver atividades, realizar avaliações e até mesmo saber o resultado delas virtualmente; desde, é claro, que se tenha acesso às ferramentas adequadas e que haja profissionais capacitados para executá-las.
Pensando nisso, a Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul) disponibiliza desde 2008 a ferramenta Moodle, por meio do site da Instituição, permitindo aos professores e estudantes fazerem o uso da mesma em suas atividades de ensino.
A capacitação dos docentes, bem como a discussão sobre a utilização e a importância dessa tecnologia, tem ocorrido desde 2009, nos encontros de Formação Continuada. Como o que ocorreu na manhã de sábado, 29 de outubro. Entre as questões analisadas, destaca-se a contribuição do Moodle para um estudo dinâmico e imediato; ou seja, a possibilidade de estar em maior contato com os alunos, proporcionando mais conhecimento em menos tempo, sendo um recurso adicional bastante rico a ser explorado.
Os professores que ainda não fizeram uso da plataforma ficaram empolgados, de maneira que em 2012 a Formação Continuada dos Professores terá novamente incluído, entre outros temas, estudos sobre a utilização dessa ferramenta, buscando sempre seu objetivo principal, que é a melhoria da qualidade do ensino na Fafijan.
A Formação Continuada dos Professores é um trabalho de responsabilidade da professora Marilda da Silva Bueno, coordenadora de Ensino da Instituição. As atividades do último encontro deste ano foram elaboradas e desenvolvidas em parceria com os professores Maurício Rocha Ferreira Júnior e Josefa Fátima de Sena Freitas, ambos experientes no uso do Moodle.

Moodle
Devido a sua eficiência, a plataforma Moodle é a ferramenta mais conhecida para o gerenciamento de sites e-Learning. Ela é desenvolvida em PHP e já conta com mais de 330 mil usuários registrados em mais de 70 línguas diferentes. De código aberto (open-source), facilita sua customização e adaptação, ou seja, podem ser adicionados novos blocos e funcionalidades criadas pela comunidade “open source” ou por terceiros.
É importante salientar que o Moodle não é uma ferramenta usada somente no ensino a distância; também atende ao ensino presencial, oferecendo suporte para as aulas em laboratórios de informática.